Os 20 Melhores Filmes de Animação de Todos os Tempos

Dicas Filmes

Desde o início das obras cinematográficas até hoje, diversas animações de sucesso foram lançadas. Neste sentido, vamos explorar os mais extraordinários filmes de animação de todos os tempos, obras que ultrapassaram gerações e continuam a encantar espectadores de todas as idades. Então, pegue a pipoca, sente-se no sofá e aproveite esta lista com 20 filmes.

OBS: É claro que vários filmes clássicos ficaram de fora da lista, afinal, existem muitas animações incríveis lançadas.

 

A Viagem de Chihiro (2001)

Em primeiro lugar destacamos esta animação de ação e aventura japonesa vencedora do Oscar de Melhor Animação no ano de 2003. Hayao Miyazaki dirige este filme que conta com dublagem de Rumi Hiiragi, Miyu Irino, Mari Natsuki, Takashi Naitō e Yasuko Sawaguchi.

O filme está disponível na Netflix.

Sinopse: Chihiro chega a um mundo mágico dominado por uma bruxa. Aqueles que a desobedecem são transformados em animais.

 

filmes clássicos
A Viagem de Chihiro (Divulgação/Toho)

 

Toy Story (1995)

Em seguida, destacamos esta produção da Pixar que é um dos grandes clássicos, trazendo não só um mais quatro filmes de sucesso. Vale lembrar que um quinto filme será lançado. Tom Hanks, Tim Allen, Erik von Detten, Don Rickles, Jim Varney e Wallace Shawn dublam este filme dirigido por John Lasseter.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: O aniversário de Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem que um novo brinquedo possa substituí-los. Liderados por Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta que lhes permite saber dos presentes ganhos. Entre eles está Buzz Lightyear, o boneco de um patrulheiro espacial, que logo passa a receber mais atenção do garoto. Isto aos poucos gera ciúmes em Woody, que tenta fazer com que ele caia atrás da cama. Só que o plano dá errado e Buzz cai pela janela. É o início da aventura de Woody, que precisa resgatar Buzz também para limpar sua barra com os outros brinquedos.

 

Toy Story (Divulgação/Pixar)

 

Up – Altas Aventuras (2009)

Assim como o anterior, esta é outra produção da Pixar que está entre as animações de maior destaque. Pete Docter é o responsável pela direção do longa-metragem, que conta com dublagem de Edward Asner, Christopher Plummer, Delroy Lindo, Jerome Ranft e John Ratzenberger.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.

 

animações
Up – Altas Aventuras (Divulgação/Pixar)

 

WALL-E (2008)

Sem dúvidas, a Disney e a Pixar são grandes criadoras de sucessos, e este filme é outro exemplo disso. Andrew Stanton é o diretor desta animação que acompanha um robô com o nome do filme. Ben Burtt, Sigourney Weaver, Elissa Knight, Andrew Stanton e Jeff Garlin são alguns membros do elenco.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

 

animações
WALL-E (Divulgação/Disney)

 

O Rei Leão (1994)

Se você foi uma criança nascida nos anos 1990, certamente se lembra da famosa fita de vídeo verde do Rei Leão. Este filme marcou a infância de muitas crianças. Roger Allers e Rob Minkoff são os responsáveis pela direção desta animação com dublagem original de Matthew Broderick, Jeremy Irons, James Earl Jones e Nathan Lane.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Clássico da Disney, a animação acompanha Mufasa (voz de James Earl Jones), o Rei Leão, e a rainha Sarabi (voz de Madge Sinclair), apresentando ao reino o herdeiro do trono, Simba (voz de Matthew Broderick). O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki (voz de Robert Guillaume), mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar (voz de Jeremy Irons), o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

 

animações
O Rei Leão (Divulgação/Disney)

 

Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Em seguida, destacamos outro grande clássico voltado ao público infantil. O filme é baseado no conto de fadas “Branca de Neve”, dos Irmãos Grimm. Adriana Caselotti, Lucille La Verne, Stuart Buchanan, Billy Gilbert, Harry Stockwell dublam este filme dirigido por David Hand.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Uma rainha má e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todo o reino. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar.

 

animações
Branca de Neve e os Sete Anões (Divulgação/Disney)

 

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Além disso, temos animações mais recentes figurando entre as melhores. Um exemplo disso é este filme que foi lançado pela Sony Pictures em parceria com a Marvel. Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman são os diretores e Shameik Moore, Jake Johnson, Hailee Steinfeld, Mahershala Ali e Brian Tyree Henry os dubladores.

O filme está disponível no Claro TV+.

Sinopse: Após ser atingido por uma teia radioativa, Miles Morales, um jovem negro, se torna o Homem-Aranha. Ao visitar o túmulo de seu ídolo Peter Parker em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio, vindo de uma dimensão paralela.

 

animações
Homem-Aranha no Aranhaverso (Divulgação/Sony Pictures)

 

Shrek (2001)

Como esquecer o Ogro e o Burro mais amados deste mundo? A franquia Shrek conquistou o coração dos fãs e então destacamos aqui o primeiro filme, lançado em 2001. Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, John Lithgow e Vincent Cassel são alguns dos dubladores desta animação dirigida por Andrew Adamson e Vicky Jenson.

O filme está disponível na Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e Claro TV+.

Sinopse: Para resgatar uma princesa das garras de um dragão que cospe fogo, o ogro Shrek se une a um companheiro improvável: um burro brincalhão.

 

filmes de comédia
Shrek (Divulgação/DreamWorks)

 

Viva – A Vida é uma Festa (2017)

Ainda assim, trazemos mais um filme lançado há poucos anos atrás e que mostra um menino que é transportado para o mundo dos mortos. Lee Unkrich dirige esta animação que conta com dublagem original de Anthony Gonzalez, Gael Garcia Bernal, Benjamin Bratt, Alanna Ubach e Renée Victor.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Em Viva – A Vida é uma Festa, Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

 

Viva – A Vida é uma Festa (Divulgação/Pixar)

 

Toy Story 3 (2010)

O terceiro filme da franquia Toy Story foi um marco entre os fãs, afinal, ele foi lançado anos após o segundo filme, além de trazer uma história emocionante, visto que Andy já estava se tornando adulto. Lee Unkrich assume a direção da animação dublada por Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack e Ned Beatty.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Em Toy Story 3, Andy (John Morris) tem 17 anos e está prestes a ir para a faculdade. Desta forma, precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, entre eles Buzz Lightyear (Tim Allen), Jessie (Joan Cusack) e o Sr. Cabeça de Batata (Don Rickles), são separados para serem guardados no sótão. Entretanto, uma confusão faz com que a mãe de Andy os coloque no lixo. Woody (Tom Hanks), que será levado por Andy para a faculdade, decide salvá-los. O grupo escapa, mas acaba no carro da mãe de Andy. Ela leva a uma creche diversos brinquedos, entre eles Barbie (Jodi Benson). Ao chegarem, os amigos encontram um universo até então inimaginável, onde os brinquedos sempre têm crianças para brincarem com eles.

 

animações
Toy Story 3 (Divulgação/Disney)

 

Divertida Mente (2015)

Aliás, a Pixar e a Disney seguem sendo os grandes destaques desta lista, trazendo mais um filme, que foi lançado em 2015. Inclusive, a produção ganhará uma sequência em breve. Amy Poehler, Phyllis Smith, Mindy Kaling, Bill Hader e Lewis Black dublam as emoções desta animação dirigida por Pete Docter.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle – e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

 

Divertida Mente (Divulgação/Disney)

 

Procurando Nemo (2003)

Em seguida, destacamos esta animação de aventura, drama e comédia, que foi produzida em parceria entre a Pixar e Disney. Andrew Stanton é o diretor por trás desta produção dublada por Albert Brooks, Alexander Gould, Ellen DeGeneres, Willem Dafoe e Brad Garrett.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.

 

animações
Procurando Nemo (Divulgação/Disney)

 

O Fantástico Sr. Raposo (2009)

Baseado no livro infantil de mesmo nome escrito por Roald Dahl, este filme de animação em stop motion conta com um grande elenco de dublagem, com nomes como por exemplo George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Bill Murray e Owen Wilson. Wes Anderson é o responsável pela direção.

O filme está disponível no Star+ e MUBI.

Sinopse: Wes Anderson se une a Roald Dahl, e o resultado é previsivelmente mágico. A imaginação esquisita de Dahl ganha vida neste belíssimo filme em stop-motion sobre uma raposa para lá de elegante. O elenco de primeira inclui George Clooney, Bill Murray, Owen Wilson, Jarvis Cocker e Meryl Streep!

 

animações
O Fantástico Sr. Raposo (Divulgação/20th Century Fox)

 

Os Incríveis (2004)

Em seguida, destacamos este vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Edição de Som. A produção da Pixar tem direção de Brad Bird e dublagem original de Craig T. Nelson, Holly Hunter, Spencer Fox, Sarah Vowell e Samuel L. Jackson.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Roberto Pêra (Craig T. Nelson) já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal todos os dias sob o codinome Sr. Incrível. Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça. Uma série de processos seguintes faz com que o Governo tenha que desembolsar uma alta quantia para pagar as indenizações, o que faz com que a opinião pública se volte contra os super-heróis. Em reconhecimento aos serviços prestados, o Governo faz a eles uma oferta: que levem suas vidas como pessoas normais, sem demonstrar que possuem superpoderes, recebendo em troca uma pensão anual. Quinze anos depois, Roberto leva uma vida pacata ao lado de sua esposa Helen (Holly Hunter), que foi a super-heroína Mulher-Elástica, e seus três filhos. Roberto agora trabalha em uma seguradora e luta para combater o tédio da vida de casado e o peso extra. Com vontade de retomar a vida de herói, ele tem a grande chance quando surge um comunicado misterioso, que o convida para uma missão secreta em uma ilha remota.

 

filmes que completam 20 anos
Os Incríveis (Divulgação/Disney)

 

A Bela e a Fera (1991)

E mais uma vez trazemos aqui uma história de princesa da Disney, baseada no conto de fadas de mesmo nome, de Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont e no filme francês homônimo de 1946. Gary Trousdale e Kirk Wise são diretores deste filme dublado por Paige O’Hara, Robby Benson, Richard White e Jerry Orbach.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Em uma pequena aldeia da França vive Belle, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelo moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do lugarejo o acharem um homem bonito, Belle não o suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e convencida. Quando o pai de Belle vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando negou abrigo a ela. Quando Belle sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os “moradores” do castelo, que lá vivem e também foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.

 

animações
A Bela e a Fera (Divulgação/Buena Vista)

 

A Pequena Sereia (1989)

Assim como o anterior, este é outro clássico da Disney, que é baseado no conto homônimo do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Ron Clements e John Musker dirigem esta animação dublada por Jodi Benson, Samuel E. Wright, Pat Carroll, Kenneth Mars e Buddy Hackett.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Ariel é a filha caçula do Rei Tritão, comandante dos sete mares, que está insatisfeita com sua vida. Ela deseja caminhar entre os humanos para conhecê-los melhor, mas sempre é proibida por seu pai, que considera os humanos como sendo “bárbaros comedores de peixe”. Até que ela se apaixona por um jovem príncipe e, no intuito de conhecê-lo, resolve firmar um pacto com Úrsula, a bruxa do reino, que faz com que ela ganhe pernas e se torne uma verdadeira humana. Porém, Úrsula também tem seus planos e eles incluem a conquista do reino de Tritão.

 

A Pequena Sereia (Divulgação/Disney)

 

Meu Amigo Totoro (1988)

Esta animação japonesa de fantasia, drama e aventura conta com direção e roteiro de Hayao Miyazaki e e animado pelo Studio Ghibli. Noriko Hidaka, Chika Sakamoto, Shigesato Itoi, Sumi Shimamoto, Hitoshi Takagi e Toshiyuki Amagasa são alguns dos dubladores originais.

O filme está disponível na Netflix.

Sinopse: Duas meninas se mudam para o interior do Japão para cuidar de sua mãe doente e fazem amizade com criaturas mágicas que habitam os arredores de seu novo lar.

 

animações
Meu Amigo Totoro (Divulgação/Toho)

 

Ratatouille (2007)

Além disso, outro filme desta lista é Ratatouille, lançado pela Disney e produzido pela Pixar. Brad Bird, mesmo diretor de Os Incríveis (2004) é o responsável por este filme com dublagem original de Patton Oswalt, Lou Romano, Peter Sohn, Janeane Garofalo e Brian Dennehy.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Em Ratatouille, Remy (Patton Oswalt) é apenas um rato de esgoto que sonha em ser mais do que seu pai quer que ele seja. Um dia, inspirado por um programa culinário de um famoso chef francês, Gusteau (Brad Garrett), Remy parte em busco de usar suas novas técnicas culinárias para fazer com que sua família coma comida boa – segundo seu paladar. Porém, em um fatídico dia tentando fazer uma receita mirabolante com seu irmão, ele acaba fazendo com que sua família tenha que se mudar, acabando se separando dela nas redes de esgoto. Por sua sorte, a tubulação o leva a Paris, a cidade da gastronomia – e bem em frente ao restaurante do chef. Entrando no local para realizar um sonho, ele acaba conhecendo Linguine (Lou Romano), filho bastardo do renomado chef que acabou de ser contratado para limpar a cozinha. Em uma ideia mirabolante dos dois, Remy passa a ser o real “cozinheiro” que comanda Linguine embaixo de seu chapéu de chef, usando suas receitas e habilidades culinárias para que o menino reivindique o restaurante como herdeiro.

 

Ratatouille (Divulgação/Disney)

 

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Em seguida, destacamos esta animação de fantasia musical, que conta com produção de Tim Burton e Denise Di Novi, bem como direção de Henry Selick. Chris Sarandon, Catherine O’Hara, William Hickey, Glenn Shadix, Ken Page e Ed Ivory são alguns dos dubladores deste filme.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O’Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.

 

O Estranho Mundo de Jack (Divulgação/Disney)

 

Fantasia (1940)

Enfim, encerrando esta lista destacamos este filme de 1940 lançado pela Disney, que traz oito segmentos animados, como por exemplo Suíte Quebra-Nozes e Uma Noite no Monte Calvo. Samuel Armstrong, James Algar, Bill Roberts, Paul Satterfield, Hamilton Luske, Jim Handley, Ford Beebe, T. Hee, Norm Ferguson e Wilfred Jackson são os diretores da animação.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: A integração das grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais da animação. São as seguintes composições que fazem do filme: “Toccata e Fuga em Ré Menor”, de Johann Sebastian Bach; “Suíte Quebra-Nozes”, de Peter Llich Tchaikovsky; “O Aprendiz de Feiticeiro”, de Paul Dukas; “Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky; “Sinfonia Pastoral”, de Ludwing Van Beethoven; “Dança das Horas”, de Almicare Ponchielli; “Noite no Monte Calvo”, de Modest Mussorgsky; e “Ave Maria”, de Franz Schubert.

 

Fantasia (Divulgação/Disney)

 

O que você achou desta lista de animações? Deixe seu comentário!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments