É tão difícil ver uma pessoa de 54 anos partir, não é mesmo? Hoje em dia, a expectativa de vida é bem alta, então não é normal uma pessoa nesta faixa etária morrer. Estou dizendo isso, pois Matthew Perry ainda tinha muita vida para atuar, para curtir e até mesmo ter a chance de ser pai. Mas infelizmente não podemos fazer nada quanto a isto.
Se você acompanha notícias sobre filmes, séries, famosos e talvez até em um panorama geral, certamente soube que no último sábado, 28 de outubro de 2023, o ator americano/canadense Matthew Perry faleceu em sua casa, encontrado por um (a) funcionário (a) em sua jacuzi.
Mas quem é ele? Muitos não sabem, mas estou aqui para te dizer que este homem foi um dos maiores nomes das sitcons, interpretando um dos personagens mais amados do mundo, da série mais querida e amada do mundo. Ou seja, estamos falando do cara que interpretou Chandler Bing na série americana Friends.
Acredite ou não, por muito tempo, Matthew se incomodou com as pessoas conhecerem ele apenas por seu papel de Chandler, afinal, ele teve vários papéis em filmes e séries. Mesmo que nos últimos anos ele tivesse abraçado a ideia de que não era algo ruim ser conhecido por um personagem, quero listar aqui alguns filmes e séries do artista.
- Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon (filme – 1988)
- Não Mexa com a Minha Filha (filme – 1989)
- Vestibular da Morte (filme – 1994)
- E Agora, meu Amor? (filme – 1997)
- Almost Heroes (filme – 1998)
- Um Caso a Três (filme – 1999)
- Meu Vizinho Mafioso (filme – 2000)
- A Serviço de Sara (filme – 2002)
- The Ron Clark Story (filme – 2006)
- Studio 60 on the Sunset Strip (série – 2006)
- 17 Outra Vez (filme – 2009)
- Mr. Sunshine (série – 2011)
- Seguindo em frente (série – 2012)
Bom, mas certamente você está aqui para saber do livro do ator não é mesmo? Então confira aqui minhas impressões.
Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível (Matthew Perry)
Em primeiro lugar, quero destacar aqui que o livro foi lançado no ano de 2022, chegando aqui no Brasil em 2023, através da editora BestSeller. Desde o falecimento do ator, o livro se tornou o mais vendido aqui no Brasil. Inclusive, você pode adquiri-lo no site Amazon (inclusive digitalmente).
Originalmente, o livro se chama Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing, ou seja, ele vai falar dos amigos e de Friends, de seus amores e daquela coisa terrível, que infelizmente perseguiu a vida do astro durante praticamente toda a vida: os vícios.
Eu, como fã de Friends, fiquei muito chocada com as revelações feitas por ele no decorrer das mais de duzentas páginas. É claro que eu já tinha um pouco de noção de que ele tinha alguns problemas com vício, mas como diz Lisa Kudrow no prefácio, nem os próprios atores tinham noção de tudo que ele passou.
Não estou aqui para fazer uma crítica do livro, mas sim mostrar o ponto de vista de uma pessoa que desde o dia 28 de outubro, esta perplexa com tudo o que aconteceu e triste, pois como eu disse no início, não estamos acostumados em ver uma pessoa de 50 e tantos anos falecer, ainda mais, um artista que marcou a nossa vida.
Aliás, já que mencionei Lisa Kudrow, nossa querida Phoebe, achei muito interessante ela ter sido escolhida para fazer o prefácio do livro, pois é legal ver este carinho do ator por ela. Inclusive, ele fala muito bem do elenco de Friends, dá pra ver que são pessoas que ele nutria grande carinho.
Mas nesta história, conhecemos muito além dos Friends da série, conhecemos os outros amigos, inclusive a assistente dele, que sinceramente, é o tipo de amiga que qualquer um gostaria de ter, já que bons amigos não estão conosco só nos momentos bons, mas ruins também. No livro, o nome que ele cita é Erin, mas ao que me parece o nome real dela é Briana Brancato.
Soubemos também dos amores de Matthew, como por exemplo Julia Roberts, que aparentemente foi um dos grandes amores dele, mas não o único. Além disso, ele revela as inseguranças por trás de todos os vários relacionamentos ‘fracassados’ que teve. O medo da rejeição nos impede de tantas coisas!
Mas o que mais dói lendo esse livro é perceber que embora tenha tomados atitudes que não foram legais em sua vida (como todos nós, afinal não somos perfeitos), ninguém merece passar por todo o sofrimento que Matthew Perry passou. A minha impressão durante a leitura é que inconscientemente ele escreveu um livro de despedida, para que o mundo soubesse antes de sua partida o que ele passou nestes 54 anos.
Outra coisa que marca é que quando finalmente parece que sua vida está entrando nos trilhos, veio sua partida, seu adeus. O que me marcou é que ao contrário do que eu imaginava, ele ainda tinha o sonho de ser pai, algo que não aconteceu. UMA PENA!
Quando vemos uma celebridade na TV, participando de premiações, ou até mesmo pessoas ricas e famosas ostentando lindos carros, vestidos de milhares de dólares, achamos que essas pessoas tem uma vida perfeita. Entretanto, a vida é muito diferente do que parece. Enquanto nós estávamos aproveitando um domingo com nossos pais, filhos, irmãos, etc ou curtindo uma praia, Matthew estava em uma clínica de reabilitação ou mesmo acordando todo sujo pois sua bolsa de colostomia vazou. NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VOCÊ VÊ NAS REDES SOCIAIS.
Enfim, o livro está recheado de revelações, situações que certamente nunca passaram por sua cabeça, como o fato de sua vida estar um caos enquanto ele gravava o casamento de Chandler e Monica. Quem iria imaginar que por trás de um personagem que nos fazia rir, estava um ser humano com tantos problemas. VAI SER DIFÍCIL ASSISTIR FRIENDS COM O MESMO OLHAR.
OBS: Só achei pesado os comentários do ator a respeito de Keanu Reeves, quando você ler saberá do que estou falando. Felizmente, ao que parece, antes de falecer ele se arrependeu da atitude. Só espero que Reeves não guarde mágoas.
Se eu recomendo o livro? COM CERTEZA! Fico triste em pensar que só li após o seu falecimento.
Você já leu Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível, de Matthew Perry? Deixe seu comentário!
Bacharela em Letras pela Uninter, apaixonada por filmes e séries desde sempre.