Durante o Festival de Cannes, os organizadores homenagearão o cineasta e produtor George Lucas, um grande nome do universo cinematográfico. O site Variety divulgou a informação, destacando que a homenagem será em forma da Palma de Ouro Honorária, durante a cerimônia de encerramento da 77ª edição de Cannes.
Em comunicado, o diretor disse: “O Festival de Cannes sempre teve um lugar especial no meu coração”, iniciou Lucas. “Fiquei surpreso e exultante quando meu primeiro filme, ‘THX-1138’, foi selecionado para ser exibido em um novo programa para diretores estreantes chamado Quinzena dos Realizadores. Desde então, voltei ao festival em diversas ocasiões, desempenhando diversas funções como escritor, diretor e produtor. Estou verdadeiramente honrado por este reconhecimento especial que significa muito para mim.”
Aliás, ele e outros grandes cineastas são esperados no evento, embora o chefe do Festival de Cannes, Thierry Fremaux, tenha afirmado que neste ano terão menos filmes americanos na seleção oficial, visto o impacto ocasionado pelas greves de Hollywood.
George Lucas e sua carreira de sucesso:
Nascido nos Estados Unidos em 1949, o produtor cinematográfico, filantropista, roteirista e diretor de cinema é um dos nomes mais conhecidos da indústria cinematográfica. Ou seja, dificilmente quem acompanha tudo sobre filmes e séries nunca tenha ouvido falar em seu nome.
Em seu currículo, estão grandes sucessos, como por exemplo os filmes que compõem a franquia “Star Wars” e os filme da franquia “Indiana Jones”. Além disso, ele é diretor e roteirista dos filmes “THX 1138”, lançado em 1971, com Robert Duvall no elenco; e “Willow – Na Terra Da Magia”, lançado em 1987 e protagonizado por Warwick Davis.
Sobre o Festival de Cannes:
O Festival de Cannes é um dos eventos mais prestigiados e conhecidos da indústria cinematográfica mundial. Realizado anualmente na cidade de Cannes, na França, é conhecido por sua importância na promoção de filmes e no reconhecimento de talentos no cinema internacional.
O festival foi fundado em 1946 como uma resposta ao Festival de Cinema de Veneza, que havia sido interrompido durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, tornou-se um marco no calendário cinematográfico, atraindo cineastas, atores, produtores e profissionais do cinema de todo o mundo.
Uma das características mais distintivas do Festival de Cannes é a Palma de Ouro, o prêmio máximo concedido ao melhor filme da competição oficial. Além disso, existem outras categorias competitivas, como Melhor Diretor, Melhor Ator e Atriz, Melhor Roteiro, entre outros.
O que você achou da notícia? Deixe seu comentário!
Bacharela em Letras pela Uninter, apaixonada por filmes e séries desde sempre.