Escape Room é um filme lançado no ano de 2019, com direção de Adam Robitel e no elenco os atores Taylor Russell, Logan Miller, Deborah Ann Woll, Nik Dodani, Tyler Labine, Jay Ellis e Yorick van Wageningen. A produção está disponível no Amazon Prime Video.
Este filme surgiu na minha vida nestes últimos dias, em primeiro lugar, porque eu estou em uma vibe de filmes de suspense e em segundo lugar porque a sinopse da história me interessou bastante.
Enfim, com cerca de 100 minutos de duração, Escape Room nos apresenta um suspense psicológico envolvendo seis pessoas que aceitam o desafio de participar de um jogo, que tem o mesmo nome que o filme e que dará ao vencedor o prêmio de 10 mil dólares.
Acho legal destacar aqui o que significa este termo, que como eu já disse, é o nome do jogo. De acordo com o site Conceitos, escape room pode ser definido da seguinte maneira:
Um grupo de jogadores fica preso em uma sala e o objetivo do jogo é resolver um enigma antes de uma hora. As provas a serem superadas são expostas inicialmente pelos organizadores e podem ser de todo tipo: jogos, adivinhações, quebra-cabeças, encontrar objetos escondidos, etc. De qualquer forma, trata-se de utilizar a inteligência dos participantes para encontrar a solução de um mistério.
Para tornar o jogo mais atraente é comum enquadrá-lo em um contexto específico. Neste sentido, existem ambientes medievais, de ficção científica, de mistério, futuristas, de aventura, etc.
Durante os 60 minutos de duração os jogadores são observados pelos organizadores através de um monitor. Assim, se houver qualquer tipo de problema ou os jogadores quiserem deixar de participar podem entrar em contato com os organizadores e finalizar sua atividade.
Desta forma, a premissa do jogo é bem interessante, e é possível encontrar este tipo de entretenimento fazendo uma pesquisa rápida na internet.
Voltando ao filme, após Zoey (uma estudante de física), Ben (um estoquista), Amanda (uma veterana da Guerra do Iraque), Danny (apaixonado por escape rooms), Mike ( um motorista de caminhão) e Jason (um rico daytrader) receberem um convite em forma de cubo, eles resolvem aceitar este desafio. Imediatamente, quem conduz um pouco o entendimento a respeito da “brincadeira” é Danny, entusiasta deste tipo de sala de fuga e que já participou de várias.
Conforme o jogo se inicia, eles percebem que este jogo não é exatamente como aqueles que Danny gosta. Apenas uma pessoa ganhará o prêmio, após passar por locais que são um terror completo e que podem tirar a vida dos participantes.
Ao mesmo tempo que acompanhamos todo o desenrolar do enredo, também somos apresentados aos motivos que levaram estas seis pessoas a serem escolhidas, bem como o desenrolar de suas histórias no jogo. O final, é bem interessante e encaminha a história para um segundo filme, lançado em 2021.
Por fim, eu recomendo este filme para quem gosta do gênero e mais… Recomendo o segundo filme também, que está disponível no Amazon Prime Video.
Bacharela em Letras pela Uninter, apaixonada por filmes e séries desde sempre.