No Dia Mundial da Televisão, celebrado em 21 de novembro, não há nada mais nostálgico do que recordar séries que marcaram gerações e se tornaram verdadeiros fenômenos culturais. Esses programas conquistaram corações e lares ao redor do mundo, graças à combinação perfeita de narrativas envolventes, personagens carismáticos e, claro, o fácil acesso que a TV aberta oferecia.
Ao longo das décadas, a televisão aberta desempenhou um papel fundamental na popularização de séries que, muitas vezes, iam além do entretenimento, despertando reflexões e criando memórias afetivas. Afinal, quem nunca esperou ansiosamente pelo horário de exibição do seu programa favorito?
Confira a seguir algumas destas séries:
Eu, a Patroa e as Crianças (2001-2005)
Em primeiro lugar destacamos esta série que ganhou fama ao ser exibida na grade do SBT. Entretanto, hoje em dia a exibição é feita pela Record. A sitcom foi e ainda é um grande sucesso entre os brasileiros, trazendo muitos memes e a história da família Kyle, formada por Michael, Janet, Junior, Claire e Kady. Além disso, outros agregados que fizeram sucesso são Franklin, Tony e Vanessa.
A série está disponível no Disney+.
Elenco: Damon Wayans, Tisha Campbell-Martin, George O. Gore II, Jennifer Freeman, Parker McKenna Posey
Sinopse: O amoroso pai de família Michael Kyle engravidou Janet quando ela ainda era uma adolescente. Os dois se casaram e tiveram três filhos, mas o fantasma de sua própria história faz com que Michael alimente um verdadeiro pavor de que o mesmo aconteça com seus filhos. Por isso, ele sonha com uma família à moda antiga, mas, na prática, vive uma realidade bem diferente. Sua mulher não é uma dona de casa exemplar, mas uma trabalhadora em ascensão; seu filho adolescente é fã dos grandes astros do rap; sua filha de 15 anos, além de não demonstrar recato, faz de tudo para impressionar os garotos; e a caçula, que não tem nada de dócil e obediente, é contestadora e esperta o suficiente para superar a argumentação do pai na maioria absoluta das vezes.
Smallville: As Aventuras do Superboy (2001-2011)
Além disso, o SBT também foi o responsável por trazer nas tardes de domingo esta série que acompanha a adolescência e início da vida adulta de Clark Kent, nosso eterno Super Homem. Ao longo de dez temporadas vimos o crescimento desta lenda, bem como sua relação com amigos, família e inimigos. Outros personagens que ganharam destaque no decorrer da história foram Lex Luthor, Lana Lang, Chloe Sullivan e Lois Lane.
A série está disponível na Max.
Elenco: Tom Welling, Kristin Kreuk, Michael Rosenbaum, Eric Johnson, Sam Jones III
Sinopse: Depois de uma tragédia em Smallville, um adolescente tenta decifrar o significado de sua vida e de seu passado misterioso.
Família Dinossauros (1991-1994)
Esta série era exibida pela Rede Globo, Band e o SBT. A produção tinha como protagonistas alguns dinossauros. A família era composta pelo patriarca Dino, a matriarca Fran e os filhos Baby, Charlene e Robbie. Como esquecer a icônica frase “Não é Mamãe!”, dita pelo Baby? Com uma mistura de fantasia e comédia, a série era muito querida tanto por crianças quanto adultos.
A série está disponível no Disney+.
Elenco: Stuart Pankin, Jessica Walter, Jason Willinger, Sally Struthers, Kevin Clash
Sinopse: Um dinossauro, trabalhador operário, tenta lidar com o pavio curto do chefe da Corporação, para que ele possa colocar comida na mesa para sua família.
Sobrenatural / Supernatural (2005-2020)
Ainda assim, outro grande sucesso da TV fechada mas que ficou consolidada na TV aberta foi Supernatural, exibida pelo SBT. A produção traz como protagonistas os irmãos Winchesters, que são caçadores de tudo que diz respeito ao sobrenatural, como por exemplo demônios, monstros, vampiros e outras criaturas. Durante 15 temporadas, a produção americana se tornou uma das mais icônicas do mundo.
A série está disponível na Max e Amazon Prime Video.
Elenco: Jared Padalecki, Jensen Ackles, Katie Cassidy, Lauren Cohan, Misha Collins
Sinopse: Após a perda da mãe, os irmãos Sam e Dean Winchester atravessam o país combatendo todas as ameaças sobrenaturais que encontram pelo caminho.
Malcolm (2000-2006)
Em seguida, outra série que ganhou destaque, principalmente entre as crianças e adolescentes foi Malcolm, exibida na Record e na Band. A série trazia o personagem principal que dá nome a série e sua família, composta por Lois, Hal e os filhos Malcolm, Reese, Jamie, Dewey e Francis. Ao longo dos episódios acompanhávamos os desafios enfrentados pelo personagem.
A série está disponível no Disney+.
Elenco: Frankie Muniz, Jane Kaczmarek, Bryan Cranston, Christopher Masterson, Justin Berfield
Sinopse: Um garoto gênio precisa lidar com seus três irmãos, bem como com seus pais excêntricos.
CSI – Investigação Criminal (2000-2015)
A Rede Record foi responsável por trazer em rede aberta esta série criminal que ganhou tanta notoriedade, que foram desenvolvidos spin-offs, como por exemplo CSI – Nova York e CSI – Miami. Na produção, um grupo de investigadores forenses tentam desvendar crimes com a ajuda da ciência. A princípio, o grupo é liderado por Gilbert Grissom, entretanto, com o decorrer das temporadas, novos nomes surgem para desvendar os crimes.
A série está disponível na Netflix e Paramount+.
Sinopse: A equipe de CSI de Las Vegas usa o que há de mais moderno em ciência forense para solucionar os crimes que desafiam a Cidade do Pecado.
Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009)
Além disso, a Record trouxe para a TV aberta esta série que traz alguns dos atores mais queridos pelos brasileiros, que demonstram gratidão pelo sucesso da série por aqui. A produção foca na vida durante a infância e adolescência de Chris Rock, bem como as dificuldades que enfrentou durante esta época. Além disso, a série traz grandes personagens de destaque, como por exemplo a mãe de Chris, Rochelle.
A série está disponível na Paramount+ e Amazon Prime Video.
Elenco: Tyler James Williams, Terry Crews, Tichina Arnold, Tequan Richmond, Imani Hakim
Sinopse: Inspirado por experiências da sua infância, o comediante Chris Rock narra histórias hilárias e emocionantes de um adolescente negro do Brooklyn (Nova York) nos anos 80, que tenta lidar com os desafios da vida familiar e escolar.
Um Maluco no Pedaço (1990-1996)
O SBT foi responsável por trazer para a rede aberta uma série que consolidou, pelo menos aqui no Brasil, a carreira de Will Smith. Na produção, acompanhamos o adolescente Will, enquanto ele vai morar com a família de seus tios Vivian e Philip Banks. Aprontando muito, ele deixa seu tio de cabelo em pé (embora ele não tenha cabelo). Além disso, ele tem convive com seus primos Carlton, Hilary e Ashley.
A série está disponível na Max e Amazon Prime Video.
Elenco: Will Smith, James Avery, Janet Hubert-Whitten, Daphne Maxwell Reid, Karyn Parsons
Sinopse: Will Smith é um adolescente da Filadélfia que vai morar com seus tios ricos na Califórnia, onde esperam ensinar-lhe valores tradicionais.
As Visões da Raven (2003-2007)
Ainda assim, a emissora de Silvio Santos exibiu em rede aberta esta série do Disney Channel e que trazia Raven, uma adolescente que tem visões e isso faz com que ela se envolva em diversas confusões. Ao seu lado, estão seus amigos Eddie e Chelsea. Além disso, não podemos esquecer a sua família, composta pelos pais Victor e Tanya e o irmão Cory, bastante encrenqueiro.
A série está disponível no Disney+.
Elenco: Raven, Orlando Brown, Kyle Massey, Anneliese van der Pol, T’Keyah Crystal Keymáh
Sinopse: Com a ajuda de suas amigas, uma adolescente com a capacidade de prever o futuro elabora planos e esquemas para alterar os resultados da vida.
iCarly (2007-2012)
Por fim, já que trouxemos uma série do Disney Channel, vale a pena destacar também uma série teen da Nickelodeon e que por muito tempo foi exibida na Band. Uma das precursoras no que diz respeito a internet, a série traz Carly, seus amigos Sam e Freddie e o irmão Spencer, que se juntam para criar um programa na internet repleto de momentos divertidos.
A série está disponível na Netflix e Paramount+.
Elenco: Miranda Cosgrove, Nathan Kress, Jerry Trainor, Jennette McCurdy, Noah Munck
Sinopse: O seriado acompanha as aventuras de Carly e seus amigos Sam e Freddie, que experimentam o sucesso ao se tornarem celebridades no mundo virtual depois de criarem um programa na internet, o iCarly.
Feliz Dia Mundial da Televisão para todos nós!
Bacharela em Letras pela Uninter, apaixonada por filmes e séries desde sempre.