No dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data que nos remete às conquistas alcançadas por todas as mulheres no decorrer dos últimos anos, como por exemplo a busca pela igualdade de gênero, visto que vivemos em um mundo desigual em diversos aspectos. Graças aos esforços de mulheres do passado e do presente, os passos para este objetivo estão um pouco menores.
Neste sentido, nada melhor que celebrar o Dia Internacional da Mulher assistindo filmes com mulheres incríveis e inspiradoras. Então, pegue a sua pipoca, sente-se no sofá e chame sua família para curtir:
Mulher-Maravilha (2017)
Em primeiro lugar destacamos a história desta super-heroína, vista como um grande exemplo de força, coragem e compaixão. Patty Jenkins é quem dirige este filme baseado na personagem da DC Comics, que traz Gal Gadot no papel principal.
O filme está disponível na Max.
Sinopse: Antes de ser a Mulher Maravilha, ela era Diana, uma princesa das Amazonas. Diana descobrirá seus poderes… e seu verdadeiro destino.
Histórias Cruzadas (2011)
Embora esta história seja ambientada nos anos 1960, vemos o quanto ainda a mulher era tratada com desdém. Some-se a isso o fato de uma sociedade repleta de racismo e sexismo. Viola Davis, Emma Stone, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard e Jessica Chastain são algumas das atrizes presentes neste filme dirigido por Tate Taylor.
O filme está disponível no Star+.
Sinopse: Histórias Cruzadas se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, nos anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a empregada da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)
Além disso, neste dia internacional da mulher não podemos esquecer do filme Erin Brockovich, uma mulher solteira e mãe, que se torna ativista em luta contra uma grande corporação. Julia Roberts é a atriz que dá vida a mulher nascida nos anos 1960. Outros membros do elenco são Albert Finney, Aaron Eckhart, Marg Helgenberger e Cherry Jones. Steven Soderbergh é o diretor.
O filme está disponível na Netflix.
Sinopse: Uma mãe solo precisa desvendar um esquema corporativo que está tentando ocultar um escândalo fatal. Até onde ela irá em sua luta por justiça?
Estrelas Além do Tempo (2016)
As mulheres estão presentes em todos os lugares, entre eles está a NASA. Este filme aborda um grupo de mulheres afro-americanas que desempenharam papéis cruciais na NASA durante a corrida espacial em 1961. Theodore Melfi dirige este filme com as atrizes Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe e Kirsten Dunst.
O filme está disponível no Disney+.
Sinopse: 1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.
Mulheres do Século 20 (2016)
Como o nome sugere, este é um filme que aborda várias mulheres durante o século 20, mais precisamente nos anos 1970, explorando vários temas, como por exemplo liberdade. Mike Mills assume a direção e o roteiro deste longa-metragem que conta com os atores Annette Bening, Greta Gerwig, Elle Fanning e Lucas Jade Zumann.
O filme está disponível para aluguel no Claro Vídeo, Amazon, Apple TV e Google Play.
Sinopse: Na Califórnia dos anos 70, uma mãe tenta cuidar de sua família da melhor forma possível enquanto também procura respostas para as vidas de suas duas jovens amigas – uma fotógrafa aficionada pela cultura punk e, uma amiga de seu filho.
Lady Bird: A Hora de Voar (2017)
Em seguida destacamos este filme que aborda o amadurecimento de uma jovem, bem como os desafios que isto envolve, além de destacar os altos e baixos do relacionamento da garota com sua mãe. Greta Gerwig, diretora e atriz conhecida por Barbie (2023) é quem dirige este filme, enquanto Saoirse Ronan é a protagonista.
O filme está disponível no Globoplay.
Sinopse: A história dos altos e baixos no processo de amadurecimento de Lady Bird, uma adolescente que confronta a mãe repressora para seguir o sonho de sair do interior e morar Nova Iorque.
Mulan (1998)
Para celebrar o dia internacional da mulher, também destacamos esta animação de 1998, que mostra uma mulher que se disfarça de homem para poder lutar no exército substituindo o seu pai. Tony Bancroft e Barry Cook são os diretores desta produção que conta com dublagem de Ming-Na Wen.
O filme está disponível no Disney+.
Sinopse: Quando os mongóis invadem a China, o imperador (Pat Morita) decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família. Assim, sua filha rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, mas os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão (Eddie Murphy), que havia caído em desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece a jovem descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva.
A Mulher Rei (2022)
Enfim, terminando esta lista, nada melhor que citar mais um exemplo de mulher forte e guerreira, no caso uma comandante do exército do Reino de Daomé. Viola Davis é quem dá vida à personagem Nanisca. Além disso, o elenco conta também com Thuso Mbedu, Lashana Lynch e Sheila Atim. Gina Prince-Bythewood é quem assume a direção.
O filme está disponível na Max.
Sinopse: Baseada em eventos reais, seguimos as Agojie, uma unidade de guerreiras implacáveis que, no século XIX, protegiam o Reino Africano de Daomé.
O que você achou da lista de filmes para o Dia Internacional da Mulher? Deixe seu comentário!
Bacharela em Letras pela Uninter, apaixonada por filmes e séries desde sempre.