Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher | Confira 8 filmes para celebrar a data

Dicas Filmes

No dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data que nos remete às conquistas alcançadas por todas as mulheres no decorrer dos últimos anos, como por exemplo a busca pela igualdade de gênero, visto que vivemos em um mundo desigual em diversos aspectos. Graças aos esforços de mulheres do passado e do presente, os passos para este objetivo estão um pouco menores.

Neste sentido, nada melhor que celebrar o Dia Internacional da Mulher assistindo filmes com mulheres incríveis e inspiradoras. Então, pegue a sua pipoca, sente-se no sofá e chame sua família para curtir:

 

Mulher-Maravilha (2017)

Em primeiro lugar destacamos a história desta super-heroína, vista como um grande exemplo de força, coragem e compaixão. Patty Jenkins é quem dirige este filme baseado na personagem da DC Comics, que traz Gal Gadot no papel principal.

O filme está disponível na Max.

Sinopse: Antes de ser a Mulher Maravilha, ela era Diana, uma princesa das Amazonas. Diana descobrirá seus poderes… e seu verdadeiro destino.

 

Dia Internacional da Mulher
Mulher-Maravilha (Divulgação/Warner Bros.)

 

Histórias Cruzadas (2011)

Embora esta história seja ambientada nos anos 1960, vemos o quanto ainda a mulher era tratada com desdém. Some-se a isso o fato de uma sociedade repleta de racismo e sexismo. Viola Davis, Emma Stone, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard e Jessica Chastain são algumas das atrizes presentes neste filme dirigido por Tate Taylor.

O filme está disponível no Star+.

Sinopse: Histórias Cruzadas se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, nos anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a empregada da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

 

Histórias Cruzadas (Divulgação/Walt Disney)

 

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

Além disso, neste dia internacional da mulher não podemos esquecer do filme Erin Brockovich, uma mulher solteira e mãe, que se torna ativista em luta contra uma grande corporação. Julia Roberts é a atriz que dá vida a mulher nascida nos anos 1960. Outros membros do elenco são Albert Finney, Aaron Eckhart, Marg Helgenberger e Cherry Jones. Steven Soderbergh é o diretor.

O filme está disponível na Netflix.

Sinopse: Uma mãe solo precisa desvendar um esquema corporativo que está tentando ocultar um escândalo fatal. Até onde ela irá em sua luta por justiça?

 

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (Divulgação/Columbia Pictures)

 

Estrelas Além do Tempo (2016)

As mulheres estão presentes em todos os lugares, entre eles está a NASA. Este filme aborda um grupo de mulheres afro-americanas que desempenharam papéis cruciais na NASA durante a corrida espacial em 1961. Theodore Melfi dirige este filme com as atrizes Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe e Kirsten Dunst.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: 1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

 

Dia Internacional da Mulher
Estrelas Além do Tempo (Divulgação/20th Century Fox)

 

Mulheres do Século 20 (2016)

Como o nome sugere, este é um filme que aborda várias mulheres durante o século 20, mais precisamente nos anos 1970, explorando vários temas, como por exemplo liberdade. Mike Mills assume a direção e o roteiro deste longa-metragem que conta com os atores Annette Bening, Greta Gerwig, Elle Fanning e Lucas Jade Zumann.

O filme está disponível para aluguel no Claro Vídeo, Amazon, Apple TV e Google Play.

Sinopse: Na Califórnia dos anos 70, uma mãe tenta cuidar de sua família da melhor forma possível enquanto também procura respostas para as vidas de suas duas jovens amigas – uma fotógrafa aficionada pela cultura punk e, uma amiga de seu filho.

 

Mulheres do Século 20 (Divulgação/A24)

 

Lady Bird: A Hora de Voar (2017)

Em seguida destacamos este filme que aborda o amadurecimento de uma jovem, bem como os desafios que isto envolve, além de destacar os altos e baixos do relacionamento da garota com sua mãe. Greta Gerwig, diretora e atriz conhecida por Barbie (2023) é quem dirige este filme, enquanto Saoirse Ronan é a protagonista.

O filme está disponível no Globoplay.

Sinopse: A história dos altos e baixos no processo de amadurecimento de Lady Bird, uma adolescente que confronta a mãe repressora para seguir o sonho de sair do interior e morar Nova Iorque.

 

Lady Bird: A Hora de Voar (Divulgação/A24)

 

Mulan (1998)

Para celebrar o dia internacional da mulher, também destacamos esta animação de 1998, que mostra uma mulher que se disfarça de homem para poder lutar no exército substituindo o seu pai. Tony Bancroft e Barry Cook são os diretores desta produção que conta com dublagem de Ming-Na Wen.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Quando os mongóis invadem a China, o imperador (Pat Morita) decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família. Assim, sua filha rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, mas os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão (Eddie Murphy), que havia caído em desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece a jovem descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva.

 

Dia Internacional da Mulher
Mulan (Divulgação/Buena Vista Pictures)

 

A Mulher Rei (2022)

Enfim, terminando esta lista, nada melhor que citar mais um exemplo de mulher forte e guerreira, no caso uma comandante do exército do Reino de Daomé. Viola Davis é quem dá vida à personagem Nanisca. Além disso, o elenco conta também com Thuso Mbedu, Lashana Lynch e Sheila Atim. Gina Prince-Bythewood é quem assume a direção.

O filme está disponível na Max.

Sinopse: Baseada em eventos reais, seguimos as Agojie, uma unidade de guerreiras implacáveis que, no século XIX, protegiam o Reino Africano de Daomé.

 

A Mulher Rei (Divulgação/Sony Pictures)

 

O que você achou da lista de filmes para o Dia Internacional da Mulher? Deixe seu comentário!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments