Com o término do ano de 2023, logo surge a curiosidade em saber quais foram os filmes de maior destaque do ano. Neste sentido, não só sites americanos como também brasileiros deixam o seu balanço cinematográfico do ano. Logo, pensando nisso, o Universo dos Filmes tomou como base alguns sites para listar os 10 melhores filmes de 2023. Quantos destes filmes você já assistiu? Depois conta pra gente!
Obs: esta lista não reflete a opinião do Universo dos Filmes, mas um balanço baseado em vários sites.
Obs 2: os sites utilizados como base serão listados ao final desta publicação.
Oppenheimer
Em primeiro lugar, o destaque fica para este filme que conquistou o coração de todos, rendendo aparições em todas as listas de melhores filmes de 2023. Baseado na biografia de J. Robert Oppenheimer, a produção conta com direção de Christopher Nolan. No elenco, estão os atores Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr. e Florence Pugh.
O filme está disponível para aluguel na Claro Vídeo, Apple TV, Amazon e Google Play.
Sinopse: Oppenheimer é um filme histórico de drama dirigido por Christopher Nolan e baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. Além de Cillian, o elenco também traz nomes como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Em segundo lugar nesta lista a animação do universo alternativo conhecido como “Aranhaverso”. A produção é uma sequência de Homem-Aranha no Aranhaverso, lançado em 2018. A direção do filme é de Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin Thompson. Na dublagem original estão os atores Shameik Moore, Hailee Steinfeld, Oscar Isaac, Jake Johnson e Issa Rae.
O filme está disponível na HBO Max.
Sinopse: Miles retorna para um novo capítulo nesta saga premiada onde deverá reavaliar o significado de ser um herói quando é forçado a enfrentar uma equipe inteira de heróis-aranha encarregados de proteger a própria existência do Multiverso.
Assassinos da Lua das Flores
Assim como os anteriores, esta é outra produção que figura entre os 10 melhores filmes de 2023. O filme basea-se em uma obra de não-ficção homônima escrita por David Grann e lançada em 2017. Dirigido e produzido por Martin Scorsese, o longa conta com a atuação de Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone, Jesse Plemons, Tantoo Cardinal e Brendan Fraser.
O filme está disponível para aluguel na Apple TV, Amazon, Google Play e Microsoft.
Sinopse: Baseado em uma história real, Mollie Burkhart luta para sobreviver e salvar sua comunidade de uma onda de assassinatos movidos pela ganância e cometidos contra eles em Oklahoma na década de 1920, após o petróleo ser descoberto em suas terras.
Barbie
Baseado na boneca mais famosa do mundo, este filme sem dúvidas esteve entre os mais aguardados do ano, rendendo uma estreia majestosa dividida com Oppenheimer. A produção contou com direção de Greta Gerwig e no elenco os atores Margot Robbie, Ryan Gosling, Emma Mackey, Simu Liu, America Ferrera e Michael Cera.
O filme está disponível na HBO Max.
Sinopse: No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Margot Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela sai de Barbieland. Forçada a viver no mundo real, Barbie precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca – pelo menos ela está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), que parece cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de cada um.
John Wick 4: Baba Yaga
Em seguida, o destaque vai para o quarto filme da franquia John Wick. A produção, que está entre os melhores filmes de 2023, é baseada em personagens criados por Derek Kolstad. Com direção de Chad Stahelski, o filme conta com Keanu Reeves, Donnie Yen, Bill Skarsgård, Laurence Fishburne e Hiroyuki Sanada.
O filme está disponível no Amazon Prime Video.
Sinopse: John Wick (Keanu Reeves) descobre um modo para derrotar a Alta Cúpula. Mas, antes que possa conquistar a sua liberdade, Wick deve enfrentar um novo inimigo com alianças poderosas no mundo todo e forças que transformam velhos amigos em inimigos.
Maestro
Lançado recentemente na Netflix, este filme é baseado na vida do maestro Leonard Bernstein. A produção estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2 de setembro de 2023. Com direção de Bradley Cooper, o filme conta com o próprio Cooper no papel principal. Além disso, outros membros do elenco são Carey Mulligan, Matt Bomer, Maya Hawke e Sarah Silverman.
O filme está disponível na Netflix.
Sinopse: Esta história de amor acompanha o complexo relacionamento entre Leonard Bernstein e Felicia Montealegre Cohn Bernstein.
Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes
Ainda assim, outro filme entre os melhores filmes de 2023 é este, que é baseado no jogo de RPG de mesmo nome e na animação homônima. Seu lançamento ocorreu na South by Southwest em 10 de março de 2023. A direção e o roteiro é de Jonathan Goldstein e John Francis Daley, com elenco composto por Chris Pine, Michelle Rodriguez, Regé-Jean Page, entre outros.
O filme está disponível no Paramount+ e Globoplay.
Sinopse: Em Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes, em um mundo repleto de dragões, elfos, anões, orcs e outras criaturas fantásticas, sobreviver é sempre um grande desafio. O bardo Edgin (Chris Pine), embarca em uma missão para resgatar uma relíquia mágica, capaz de ressuscitar sua esposa e recuperar a confiança de sua filha Kira (Chloe Coleman). O homem se une a um improvável bando de aventureiros, e juntos eles se arriscam entre os lugares mais perigosos e misteriosos desse universo, dispostos a combater o mal e a derrotar as mais terríveis criaturas que surgem em seus caminhos. Mas as coisas podem sair perigosamente erradas. Entre os desafios, eles precisarão enfrentar o exército de Forge (Hugh Grant), a feiticeira Sofina (Daisy Head), além de Holga (Michelle Rodriguez), Doric (Sophia Lillis), Xenk (Regé-Jean Page) e o mago Simon (Justice Smith). Baseado no jogo Dungeons & Dragons, um Role Playing Game (RPG) criado na década de 70.
Guardiões da Galáxia Vol. 3
Este é o terceiro filme da franquia que explora a equipe ficcional de mesmo nome da Marvel, lançado após as produções de 2014 e 2017. A produção tem direção de James Gunn e produção de Kevin Feige e no elenco os atores Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Karen Gillan e Pom Klementieff.
O filme está disponível no Disney+.
Sinopse: Em Guardiões da Galáxia Vol. 3, o amado grupo de desajustados busca se estabelecer em Lugar Nenhum, mas não demora muito para que suas vidas sejam reviradas pelos ecos do passado turbulento de Rocket (Bradley Cooper). Ainda se recuperando da perda de Gamora (Zoe Saldana), após os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita (2018), Peter Quill (Chris Pratt) reúne sua equipe para defender o universo e um companheiro de equipe. Mas esta missão pode significar o fim dos Guardiões como conhecemos, se ela não for bem-sucedida. Encerramento da trilogia iniciada em 2014, sendo a continuação de Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017).
AIR: A História Por Trás do Logo
Outro filme desta lista baseado em fatos reais é esta produção inspirada na origem do Air Jordan, linha de calçados de basquete, criada pela Nike buscando parceria com Michael Jordan. Com direção de Ben Affleck, o filme conta com Matt Damon, Viola Davis, o próprio Ben Affleck e Jason Bateman.
O filme está disponível no Amazon Prime Video.
Sinopse: Do premiado diretor Ben Affleck, AIR: a história por trás do logo revela a parceria transformadora entre o então desconhecido Michael Jordan e a inexperiente divisão de basquete da Nike, que revolucionou o mundo dos esportes e da cultura com a marca Air Jordan. Estrelando Matt Damon, Ben Affleck, Jason Bateman, Chris Messina, Marlon Wayans, Chris Tucker e Viola Davis.
Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1
Enfim, finalizando os melhores filmes de 2023, destacamos este longa da franquia Missão Impossível. A produção que traz o retorno de Tom Cruise é o mais caro da franquia. Com direção de Christopher McQuarrie, o filme conta com Cruise, Hayley Atwell, Ving Rhames e Simon Pegg.
O filme está disponível para aluguel no Microsoft, Amazon, Apple TV e Google Play.
Sinopse: Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1 é o sétimo capítulo da franquia de ação e espionagem iniciada em 1996, que acompanha o agente norte-americano Ethan Hunt (Tom Cruise) em missões altamente secretas e perigosas. Agora, no novo filme, Ethan e a equipe do IMF formada por Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), Benji Dunn (Simon Pegg) e Luther Stickell (Ving Rhames) recebem outra importante missão: eles devem rastrear uma nova e aterrorizante arma que, se cair nas mãos erradas, pode representar uma ameaça para toda a humanidade. Com o controle do futuro e o destino de todo o mundo em jogo, a equipe precisa partir em uma corrida frenética e mortal ao redor do planeta. Além disso, Ethan ainda é confrontado por um novo inimigo misterioso e muito perigoso, e é forçado a aceitar que, para completar o desafio, nada pode importar mais do que a missão – nem mesmo sua própria vida.
Os sites consultados para esta seleção foram: Collider, Olhar Digital, Omelete, Esquire, IMDB, Adorocinema, IndieWire, Jovem Nerd, Variety, Exame, Vanity Fair, CinePop, The Guardian, BBC e Rotten Tomatoes.
O que você achou da lista? Deixe seu comentário!
Bacharela em Letras pela Uninter, apaixonada por filmes e séries desde sempre.