Confira 5 produções que mostram mulheres e meninas nas ciências

Dicas Dicas Filmes Séries

Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências. Sabemos que esta é uma área com maior representatividade masculina, mas que com o passar do tempo tem trazido cada vez mais mulheres e meninas interessadas por este meio. Neste sentido, buscando valorizar ainda mais a inserção de mulheres na área, confira 5 produções (filmes e séries) que trazem estas valiosas representantes.

 

The Big Bang Theory (2007-2019)

Em primeiro lugar destacamos esta sitcom de sucesso que embora tenha em sua maioria homens, traz três representantes femininas no campo das ciências. Nas primeiras temporadas da série, fomos apresentados à personagem Leslie Winkle, uma cientista que além de ter uma certa rixa com Sheldon, se envolve amorosamente com Leonard e Howard.

Em seguida, são adicionadas à série as personagens Bernadette Rostenkowski e Amy Farrah Fowler. Ambas trabalham na área das ciências, sendo a primeira pós-graduada em microbiologia e a segunda em PhD em neurociência.

Onde Assistir: Max

Sinopse: Combinando ciência e comédia com ousadia, a série acompanha dois amigos inteligentes que sabem tudo de física quântica, e nada de relações humanas.

 

The Big Bang Theory
The Big Bang Theory (Divulgação/HBO Max)

 

Estrelas Além do Tempo (2016)

O filme retrata a vida de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, três matemáticas negras que trabalharam na NASA durante a Corrida Espacial. Katherine Johnson era uma matemática brilhante, responsável por cálculos cruciais para a missão que levou o primeiro americano à órbita da Terra.

Ainda assim, Dorothy Vaughan foi uma pioneira na programação de computadores e lutou para garantir que outras mulheres negras tivessem oportunidades dentro da NASA e Mary Jackson tornou-se a primeira engenheira negra da agência espacial, desafiando regras e preconceitos para alcançar esse feito.

Onde Assistir: Disney+

Sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

 

Dia Internacional da Mulher
Estrelas Além do Tempo (Divulgação/20th Century Fox)

 

Radioactive (2019)

Em seguida, trazemos aqui mais um filme que mostra a importância da mulher nas ciências. O filme é baseado na vida da cientista Marie Curie, uma das maiores influências da área na história. Entre os feitos dela estão o fato de ser a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel — e a única pessoa a vencer em duas categorias diferentes (Física e Química). Além disso, ela também foi a primeira mulher a se tornar professora na Universidade de Paris.

Onde Assistir: Netflix

Sinopse: Movida por uma mente brilhante e uma grande paixão, Marie Curie embarca em uma jornada científica com o marido, Pierre. Suas descobertas vão mudar o mundo.

 

Radioactive (Divulgação/Amazon Studios)

 

O Jogo da Imitação (2014)

Embora “O Jogo da Imitação” (2014) seja focado em Alan Turing, o filme também destaca Joan Clarke (Keira Knightley), uma matemática brilhante que integrou a equipe responsável por decifrar os códigos da máquina Enigma, utilizada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Entre os poucos matemáticos recrutados para o ultra-secreto projeto de Bletchley Park, Clarke demonstrou uma mente excepcional e contribuiu significativamente para o avanço da criptografia.

No entanto, mesmo com seu talento inquestionável, Clarke enfrentou barreiras impostas pelo machismo da época, recebendo um salário inferior ao dos colegas homens e, muitas vezes, subestimada dentro da equipe. Ainda assim, sua inteligência e perseverança foram fundamentais para o sucesso da missão.

Onde Assistir: Max

Sinopse: Filme sobre Alan Turing, o gênio matemático que ajudou a decifrar os códigos usados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

 

O Jogo da Imitação (Divulgação/Studio Canal)

 

C.S.I.: Investigação Criminal (2000-2015)

Por fim, encerramos esta lista com mais uma série que traz mulheres cientistas. Focando em crimes, a produção traz várias mulheres que trabalham em busca de encontrar assassinos. Além das protagonistas Sara Sidle e Catherine Willows, formadas na parte de perícia forense, a produção traz também outros nomes, como por exemplo Wendy Simms, uma técnica de DNA e Julie Finlay, especialista em respingos de sangue.

Onde Assistir: Netflix, Paramount+

Sinopse: A equipe de CSI de Las Vegas usa o que há de mais moderno em ciência forense para solucionar os crimes que desafiam a Cidade do Pecado.

 

CSI
Divulgação/CBS

 

O que você achou destas produções para o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências? Deixe seu comentário!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments