Dezembro é o mês perfeito para mergulhar em livros de Natal, que nos transportam para mundos cheios de magia, reflexão e alegria. Se você está procurando uma maneira especial de entrar no clima natalino, confira nossa lista de 20 livros que são imperdíveis para ler nesta época do ano. Neste sentido, prepare aquele cafézinho gostoso, se aconchegue no sofá e prepare-se para leituras incríveis.
1. Um Namorado de Natal
Escritor: B.K. Borison
Sinopse: Dois melhores amigos, um namoro de mentirinha e uma fazenda que precisa ser salva a qualquer custo. Um namorado de Natal é o primeiro livro da série de comédia romântica Lovelight.
Um campo de árvores mortas. Uma invasão no celeiro por uma família de guaxinins. E encomendas que desapareceram misteriosamente. A Fazenda Lovelight não é a terra encantada do inverno com que Stella Bloom sempre sonhou.
Para salvar a fazenda produtora de árvores de Natal que ama desde criança, Stella decide participar do concurso de Evelyn St. James, uma famosa influenciadora. Com a publicidade que isso vai gerar e o prêmio de cem mil dólares oferecido, Stella talvez consiga resolver a crise financeira da fazenda.
Tem apenas um problema. Para fazer a fazenda parecer um destino romântico de férias, Stella mentiu na inscrição do concurso e disse que ela e o namorado são os donos do lugar. Só que… não existe namorado nenhum.
Entra em cena Luka Peters, o melhor amigo de Stella. Ele só deu uma passadinha por lá para tomar um chocolate quente, e de algum jeito ganhou uma fazenda e uma namorada no processo. Mas um namoro falso com sua amiga pode ser o melhor presente de Natal que ele já ganhou.
2. Sete Dias Juntos
Escritor: Francesca Hornak
Sinopse: Não existem segredos para uma família em quarentena.
Uma semana é muito tempo para passar com a família…
A família Birch irá se reunir em Weyfield Hall, para o Natal, pela primeira vez em muitos anos. Emma está eufórica com a chegada da filha mais velha, Olivia, mesmo sabendo que o único motivo para o seu regresso é a quarentena à qual deverá se submeter após ter sido voluntária no tratamento de uma epidemia devastadora na África.
Enquanto Emma se esforça para parecer tranquila e para agradar a filha recém-chegada, seu marido, Andrew, jornalista e renomado crítico de restaurantes, passa os dias isolado em seu escritório, revirando o passado e revivendo seus dias de glória como um correspondente de guerra.
Phoebe, a filha mais nova, vive em um mundo frívolo que gira somente ao seu redor, e durante a quarentena se dedica de forma obsessiva à organização de sua cerimônia de casamento, para o desgosto de Olivia que tenta superar o choque cultural causado pelo contraste entre os luxos da vida de sua família e as mazelas de um país subdesenvolvido.
Pelos próximos sete dias ninguém poderá entrar nem sair da casa. Isolados do mundo e presos à companhia indesejada uns dos outros, uma semana pode se tornar uma eternidade para os Birch. Especialmente quando todos têm segredos a esconder.
Um deles prestes a bater à porta.
3. Deixe a Neve Cair
Escritor: John Green
Sinopse: Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores bestsellers John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor, interligados, com direito a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego. Quando o trem que deveria levar Jubileu para a Flórida atola na neve, ela decide se aventurar do lado de fora. Por sorte, encontra uma lanchonete aberta: a Waffle House, onde conhece Stuart, um rapaz que ainda não se recuperou totalmente de um coração partido. Enquanto isso, Tobin e seus amigos, JP e Duke, estão curtindo a véspera de Natal escondidos em casa, assistindo a uma maratona de James Bond. Mas, apesar da nevasca, os três decidem enfrentar a noite fria e seguem para a Waffle House da cidade – ou assim eles pensam… Já a vida de Addie parece miserável desde o término do seu namoro. Agora, um dia depois do Natal, ela precisa provar que não é egoísta – e vai fazer de tudo para cumprir uma promessa, mesmo que isso signifique enfrentar o passado. Os jovens desses contos têm mais em comum do que apenas a nevasca que isola a cidade. E como nada acontece do jeito que eles haviam planejado, resta a pergunta: será que a magia do Natal vai presenteá-los com o milagre que eles tanto desejam? O livro Deixe a neve cair já entrou nas listas de mais vendidos da Veja, O Globo e Folha de S. Paulo e está sendo adaptado para filme pela Netflix.
Inclusive, tem filme baseado neste livro disponível na Netflix.
4. O Natal de Hercule Poirot
Escritor: Agatha Christie
Sinopse: “Quando o abastado Simeon Lee convidou seus quatro filhos e respectivas esposas para o Natal, não tinha em mente um reencontro caloroso. A ocasião era apenas um pretexto para anunciar, em meio a vociferações e insultos, que seu testamento seria alterado após as celebrações.
Mas as queixas não se mantêm por muito tempo. Depois do jantar, os convidados escutam um estrondo e um grito ensurdecedor. Ao chegarem no quarto de Simeon, encontram seu corpo coberto de sangue e a mobília do quarto revirada. Mas como descobrir o assassino de um homem que cultivou inimigos a vida inteira? Somente Hercule Poirot poderá responder a esta pergunta.”
5. Com o Coração nas Nuvens: Um romance de Natal
Escritor: Catherine Walsh
Sinopse: Entre escalas e turbulências, o amor encontra seu destino.
Molly e Andrew são amigos há uma década e têm uma tradição particular. Todo ano, pegam o mesmo voo de Chicago para Dublin, na Irlanda, para estar com as respectivas famílias no Natal, e passam as sete horas e quinze minutos de viagem colocando o papo em dia.
Só que neste ano uma nevasca sem precedentes impede que eles embarquem. Molly não se importa – ela não está nem aí para o Natal –, mas Andrew é obcecado pela data e fica totalmente arrasado.
Então, em vez de fazer a coisa sensata e ficar com o amigo em Chicago para passar o feriado assistindo filmes de Natal e se entupindo de guloseimas, ela faz uma maluquice: promete fazê-lo chegar a Dublin custe o que custar. E a tempo para a famosa ceia da mãe dele.
As horas estão correndo. Mas Molly sempre tem um plano. E, desde que a combinação altamente específica de táxis, aviões, barcos, trens e ônibus obedeça ao cronograma, não há como dar errado.
Em meio a extravios de bagagem, conexões de um canto a outro de dois continentes e lembranças de suas viagens passadas, esses dois amigos que acham que nunca dariam certo como casal percebem que o universo pode ter outros planos – e que a magia do Natal pode ser muito romântica.
6. Em Casa Para o Natal
Escritor: Cally Taylor
Sinopse: Ela tem a vida quase perfeita. Seu único desgosto é nunca ter ouvido as três palavras mágicas: eu amo você Assim como em seu primeiro livro, O céu vai ter que esperar!, Cally Taylor, no divertido Em casa para o Natal, une com maestria romance e comédia, mas, desta vez, com uma diferença: na época mais especial do ano, o Natal. Quando lançado na Grã-Bretanha, fez enorme sucesso, figurando nas principais listas de mais vendidos. Beth Prince sempre adorou contos de fadas e acredita que está prestes a viver um final feliz: tem o emprego dos sonhos em um charmoso cinema independente e um namorado maravilhoso chamado Aiden. Ela faz parte de um grupo privilegiado de pessoas que trabalha com o que ama, e o entusiasmo pelos filmes intensifica a busca por seu próprio “felizes para sempre”. Só há um problema: nenhum homem jamais declarou seu amor por ela. E, apesar de acreditar que Aiden é o príncipe encantado, a protagonista desconfia de que ele tem medo de dizer “eu amo você”. Desesperada para escutar essas palavras mágicas pela primeira vez, ela resolve assumir as rédeas do destino ― e acaba se arrependendo. Com Em casa para o Natal, Cally Taylor brinda o leitor com uma deliciosa comédia romântica que tem como pano de fundo o espetacular universo do cinema e os tempos festivos do Natal. “Um lindo conto de fadas sobre a busca por amor.” (The Guardian) “Uma história deliciosa, que se desenrola com energia e humor.” (Easy Living Magazine) “Uma narrativa inteligente e animada, com personagens engraçados e comoventes. Em casa para o Natal é excelente para ser lido tanto no Natal quanto em qualquer época do ano.” (Vulpes Libris)
7. Antes que as Luzes se Apaguem
Escritor: Jay Asher
Sinopse: Por que colocar meu coração em algo que o destino simplesmente vai separar na manhã de Natal? Sierra e sua família vivem duas vidas: uma no Oregon e outra na Califórnia, durante as festas de fim de ano. Eles são donos de uma fazenda de árvores de Natal, mas este pode ser o último ano de Sierra na Califórnia com Heather, uma de suas melhores amigas. As coisas parecem sair de controle quando Caleb, dono de um belo sorriso acompanhado de uma covinha, surge em busca de uma árvore. O que deveria ser apenas um “romance de Natal”, torna-se algo muito mais profundo. Apesar de sua aparência, os boatos que rondam Caleb sobre seu passado não são tão belos – e muito menos confiáveis –, fazendo com que Sierra precise tomar decisões sobre em quem ela deve confiar e até mesmo confrontar seus pais. Mesmo com tudo conspirando para que as luzes do último Natal de Sierra na Califórnia se apaguem, Caleb e ela aprenderão como contornar todas as situações. Uma bela história sobre amor e perdão. – Stephen Chbosky, autor de As vantagens de ser invisível
8. Um Beijo de Inverno na Livraria dos Corações Solitários
Escritor: Annie Darling
Sinopse: Um beijo de inverno na livraria dos corações solitários é o livro final da série A Livraria dos Corações Solitários , sobre a vida dos funcionários da livraria, um “alegre bando de desajustados”, que por uma razão ou outra desistiram do amor e, ainda assim, o encontram quando menos esperam.
O Natal é a ocasião perfeita para espalhar amor e alegria… Porém, na livraria Felizes para Sempre, um improvável casal luta para encontrar o espírito natalino.
Mattie, uma confeiteira brilhante, detesta a comemoração desde que teve o coração partido na véspera de um Natal. A única coisa que ela odeia mais que essa data é o insuportável Tom, que a irrita desde que ela começou a administrar o salão de chá ao lado da livraria.
Mas, após uma coincidência, os dois passam a conhecer detalhes da vida um do outro que sequer imaginavam, o que faz com que alguns pontos de vista se alterem.
Assim, quando Mattie e Tom são deixados no comando nos frenéticos dias antes do Natal, mesmo estando no inverno, as coisas certamente vão esquentar.
Será que uma livraria cheia de romances, com uma rena em tamanho real e uma barraca de beijos, pode convencer dois ranzinzas a se apaixonar pelo Natal… e, quem sabe, um pelo outro?
9. O Presente do meu Grande Amor: Doze Histórias de Natal
Escritor: Stephanie Perkins
Sinopse: Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve ― presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite ―, vai se apaixonar por O presente do meu grande amor .
Nas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa que você comemore o Natal, o ano-novo, o Chanucá ou o solstício de inverno.
10. O Natal Escondido
Escritor: Timothy Keller
Sinopse: UM PRESENTE PERFEITO PARA O NATAL
Mesmo quem não é cristão acredita estar bem familiarizado com a história do Natal. As versões natalinas do bebê Jesus deitado em uma manjedoura ornamentam prédios, lojas, shoppings, fachadas e jardins e entornos de igrejas, e melodias sobre pastores e anjos se fazem soar por toda parte. Mas, mesmo com a abundância dessas referências cristãs na cultura popular, quantos de nós pararam para de fato examinar com atenção as partes mais difíceis dessa história bíblica?
Em O Natal escondido, Keller conduz o leitor por uma viagem iluminadora rumo ao surpreendente cenário da Natividade. Ao compreender a mensagem de esperança e de salvação encravada no relato bíblico do nascimento de Jesus, o leitor vai experimentar o poder redentor da graça de Deus de maneira mais profunda e significativa.
11. Noite feliz — A História de uma Canção de Natal
Escritor: Hertha Pauli
Sinopse: Este livro conta a história de como a canção de Natal “Noite Feliz” foi criada em uma pequena aldeia nos Alpes austríacos. A narrativa acompanha o padre Joseph Mohr e o professor e organista Franz Gruber, que compuseram a música e letra para a canção como parte das celebrações natalinas na aldeia. Ao longo da história, o livro revela o impacto da canção, que atravessou fronteiras e se tornou um hino de Natal universalmente amado, cantado em várias línguas ao redor do mundo.
A simplicidade e beleza da melodia e da letra tocam o coração das pessoas, carregando uma mensagem de paz e alegria que ressoa durante gerações, unindo diferentes culturas e tradições. Através de uma envolvente narrativa, o livro entrelaça história, cultura e a magia do Natal, capturando o espírito de esperança que o nascimento de Cristo representa.
12. O Caderninho de Desafios de Dash & Lily
Escritor: David Levithan, Rachel Cohn
Sinopse: O Natal está quase chegando, o que é motivo de grande alegria para Lily, que sente que chegou a hora, finalmente, de se apaixonar. Para encontrar sua cara-metade de forma nada óbvia, ela montou, junto de seu irmão, um plano: deixou um caderninho vermelho repleto de tarefas em uma das prateleiras de sua livraria favorita – e mais caótica, vale ressaltar – da cidade, na expectativa de que o cara certo apareça e aceite o desafio.
Dash, que não é exatamente um fã do período natalino, encontra o caderninho na sua também favorita livraria e decide – por que não? – topar a missão. Intrigado e curioso, ele completa as primeiras tarefas, e os dois passam a se comunicar e conhecer um ao outro utilizando como ponte o caderninho, que é deixado e resgatado, a cada vez, em um ponto diferente de Manhattan.
Mas Dash é mesmo o cara certo?
A conexão entre eles é imbatível, no entanto, à medida que o tempo passa, os dois começam a questionar se sua relação está destinada a permanecer apenas nas páginas de papel ou poderão, um dia, alçar voo e ganhar vida e cores.
Será que suas versões em carne e osso conseguirão manter essa crescente sintonia? Ou tudo isso revelará ser apenas uma cômica e desastrosa bagunça?
Tem série baseada neste livro na Netflix.
13. Um Sonho de Férias
Escritor: Christina Lauren
Sinopse: Para muitas pessoas, o Natal é a época mais encantadora do ano… porém, não para Maelyn Jones. Ela teve que voltar a morar com a mãe, está insatisfeita com o emprego e ainda precisa lidar com uma vergonha: beijou acidentalmente o irmão de Andrew Hollis, o homem irresistível por quem é apaixonada desde a adolescência e para quem nunca teve coragem de se declarar.
Além disso, ela enfrenta a triste possibilidade de perder seu lugar favorito no mundo: o chalé aconchegante onde, desde o nascimento, sua família e duas outras famílias amigas dos pais, incluindo a de Andrew, passam os feriados.
Com o chalé prestes a ser vendido e as tradições ameaçadas, Mae se desespera imaginando o futuro sem aqueles momentos que aquecem seu coração.
Então, em um apelo desesperado ao Universo, ela pede algo que a faça verdadeiramente feliz. É quando, após um acidente de carro, Mae é transportada para uma semana no passado, e terá a oportunidade de corrigir rotas e fazer tudo diferente.
Mas tudo é um processo: abrir o coração e enfrentar a verdade sobre medos e sonhos é mais fácil quando aconselhamos os outros…
14. Um Encontro com Holly
Escritor: Brittainy Cherry
Sinopse: De inimigos a amigos. De amigos a… amantes? Tudo o que Holly deseja de Natal é um namorado ― real ou fake ― com quem possa chegar à sua cidade mostrando que deu a volta por cima, e Kai está mais do que disposto a fingir que é o escolhido dela, porque já faz tempo que ele se deu conta de que a vizinha irritante é uma tremenda gata. Um encontro com Holly é a primeira comédia romântica de Brittainy Cherry.
A vida amorosa de Holly Jackson é bem diferente dos romances que ela escreve, repletos de finais felizes. Mas seu coração teimoso não é de desistir fácil. Depois de ter sido largada no altar pelo noivo, que a trocou pela melhor amiga dela, a escritora jura que não quer mais saber de homem nenhum… Porém, meses depois, adivinhe quem está de volta aos aplicativos de relacionamento?
A perseverante Holly está lá no celular, arrastando todo mundo para a direita, disposta a conhecer quantos caras forem necessários até encontrar sua alma gêmea. Mas a vida nesses aplicativos não é nada fácil e, para piorar a situação, sua família cismou que ela precisa passar o Natal em sua cidade ― onde, exatamente nessa mesma época no ano anterior, Holly levou o notório pé na bunda. Ela concorda em ir para a casa dos pais, mas precisa desesperadamente arrumar um boy para chegar a Birch Lake mostrando a todos que deu a volta por cima.
Kai Kane é um empresário rabugento. Ele e Holly se conheceram em circunstâncias não muito agradáveis e se detestaram. Mas, por serem vizinhos e por Kai ser um dos donos do restaurante do momento ― por coincidência, onde a escritora marca de se encontrar com todos os seus pretendentes ―, ele resolve ajudá-la a pelo menos conseguir um convite para um segundo encontro e sumir da vista dele com todos aqueles homens deprimentes de uma vez por todas.
Kai acaba se revelando um excelente coach de relacionamento ― apesar de sua vida amorosa ser um fracasso. O problema é que, conforme suas dicas de paquera vão funcionando, ele se mostra cada vez mais arrependido de ter embarcado naquele plano.
Porém, depois de mais uma decepção amorosa e desesperada por ainda não ter companhia para as festas de fim de ano, Holly percebe que a única solução é tirar da cartola um namorado fake. E Kai não pensa duas vezes em aceitar interpretar esse papel durante alguns dias. Holly só não imagina que ela é o presente de Natal com o qual Kai sempre sonhou.
15. Luzes Brilhantes, Natal Mágico
Escritor: Mary Kay Andrews
Sinopse: UM ROMANCE QUE CELEBRA O AMOR, A MAGIA E O ENCANTO DA TEMPORADA NATALINA. “Um presente de Natal de Mary Kay Andrews, na forma de uma leitura deliciosa.” ― Publishers Weekly “Andrews cria personagens maravilhosamente simpáticos, e aqui, ela expande isso para descrever uma comunidade calorosa e pitoresca em Nova York lembrará as cidades pequenas frequentemente encontradas em seus romances.” ― Booklist “Seja contando a história de uma roupa mágica de Papai Noel ou de um estande de árvores de Natal no coração de Nova York, em um bairro cheio de personagens excêntricos e cercado pelo aroma de pinheiros frescos, ninguém celebra o Natal como Mary Kay Andrews.” ― Debbie Macomber
16. Natal pra quê?
Escritor: Meghan Quinn
Sinopse: Da autora best-seller do USA Today e Amazon Charts, Meghan Quinn, chega um pequeno romance festivo sobre velhas chamas e identidades trocadas. Depois de um péssimo término de namoro, Nola não quer saber do Natal, principalmente em sua cidade pitoresca de Bright Harbor, Maine. Furiosamente encantadores e alegres, os arredores de Nola só pioravam seu humor ácido. Para piorar ainda mais as coisas, Caleb, o garoto que partiu seu coração anos antes, está crescido e ainda mora na cidade. Enquanto faz seu máximo a fim de evitá-lo, Nola encontra o carteiro local, que lhe entrega uma carta misteriosa. E, quando ela descobre que o autor é um colega mal-humorado, ela não se aguenta e fica animada. Nola responde ao seu parceiro de carta — que, sem Nola saber, é ninguém mais do que Caleb. Quando Caleb recebe uma resposta entregue pelo carteiro, ele fica intrigado pelo remetente misterioso. Uma correspondência amigável se desenvolve — e rapidamente se transforma em flerte. Embora Nola e Caleb jurem que não suportam um ao outro, não podem negar a atração fervente que os uniu em primeiro lugar. Será que esses parceiros anônimos conseguirão escrever sua própria história de amor — ou eles estarão envolvidos demais pelos fantasmas de seus Natais anteriores para encontrar um futuro juntos?
17. Uma Canção de Natal
Escritor: Charles Dickens
Sinopse: Quem pode fazer um velho e malvado homem amar o Natal? Talvez um fantasma? (Ou três!) Scrooge é um homem muito rico. Mais rico do que metade dos banqueiros da Inglaterra. No entanto, seu coração é mais gelado que a neve. Quando o Natal chega, Scrooge não quer passar a data com a família ou amigos (não que ele tenha muitos), mas prefere se isolar em seu escritório com suas pilhas de dinheiro. Tudo isso muda quando recebe a visita de três espíritos natalinos que o levarão a uma aventura por sua própria vida. Será que vai dar tempo de mudar e deixar de ser tão mesquinho antes que seja tarde demais?
18. Jack e o Porquinho de Natal
Escritor: J.K. Rowling
Sinopse: Uma emocionante e empolgante aventura sobre o amor de uma criança pelo seu tesouro mais precioso e até onde ela está disposta a ir para encontrá-lo. Uma fábula apaixonante para toda a família, escrita por uma das maiores contadoras de histórias do mundo. Um menino e o seu brinquedo estão prestes a mudar tudo… Jack tem um porquinho de pelúcia cor-de-rosa que ele chama de O Poto. OP, como ficou conhecido, está ao lado de Jack nos bons e maus momentos e compreende todos os seus sentimentos. Até que, em uma véspera de Natal, para grande tristeza do menino, OP é perdido. Jack ganha um novo brinquedo, o Porquinho de Natal, e é este substituto que vai armar um plano para que, juntos, eles embarquem em uma jornada repleta de magia em busca do que foi perdido e a fim de reencontrar o melhor amigo que Jack já teve. Edição em capa dura.
19. O Quebra-Nozes
Escritor: Alexandre Dumas
Sinopse: É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco. Ela acomoda o novo amigo no armário de brinquedos – mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos. Aterrorizada, vê seu padrinho, o inventor Drosselmeier, sinistramente acocorado sobre o relógio de parede, e um exército de camundongos invadindo a sala, comandado por um rei de sete cabeças! Contra eles, os brinquedos saem do armário e põem-se em formação. Têm uma grande batalha pela frente, sob as ordens do Quebra-Nozes…
Entre o sonho e a realidade, Marie viverá histórias maravilhosas e estranhas, de reinos, feitiços e delícias. Histórias em que o inusitado padrinho tem um papel especial, e nas quais só pode embarcar quem tem os olhos e o coração preparados. Você tem?
20. Um Natal Feliz
Escritor: Louisa May Alcott
Sinopse: Desta vez, o Natal das irmãs Meg, Jo, Beth e Amy será diferente de todos os outros: elas terão de enfrentar as dificuldades do inverno enquanto o pai está longe, servindo na guerra. Mas na intimidade de suas vidas sem glamour, sem muitos recursos e repleta de desafios, essas adoráveis mulheres vão descobrir, com a ajuda da mãe, o verdadeiro espírito do Natal.
O que você achou destes livros de Natal? Deixe seu comentário
Bacharela em Letras pela Uninter, apaixonada por filmes e séries desde sempre.