Neste dia 07 de fevereiro celebramos o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas e este é um tema essencial que precisa ser amplamente debatido e compreendido. As produções cinematográficas desempenham um papel fundamental nesse processo, ajudando a contar histórias de resistência, cultura e ancestralidade. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 produções que retratam essa temática e onde você pode assisti-las. Confira!
O Território (2022) – documentário
Direção: Alex Pritz
Onde Assistir: Disney+
Sinopse: Um olhar envolvente do território à luta incansável de um povo nativo contra o desmatamento causado por fazendeiros e posseiros ilegais na Amazônia brasileira.

Somos Guardiões (2023) – documentário
Direção: Edivan Guajajara, Chelsea Greene, Rob Grobman
Onde Assistir: Netflix
Sinopse: No coração da Amazônia brasileira, um grupo de ecoativistas, proprietários de terras e indígenas guardiões da floresta se posiciona contra o desmatamento desenfreado.

Piripkura (2017) – documentário
Direção: Mariana Oliva, Renata Terra, Bruno Jorge
Onde Assistir: CurtaOn
Sinopse: Este premiado documentário mostra dois Piripkura nômades sobrevivendo entre fazendas na Amazônia. Um agente de proteção indígena sai para confirmar sua presença e impedir a invasão da floresta.

Xingu (2011) – filme
Direção: Cao Hamburger
Elenco: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maiarim Kaiabi, Awakari Tumã Kaiabi
Onde Assistir: Netflix
Sinopse: Em 1943, três irmãos se aproximam de povos do Xingu, no seio da floresta amazônica. Quando uma tragédia se abate sobre a comunidade, eles saem em defesa dos indígenas.

Gyuri (2020) – documentário
Direção: Mariana Lacerda
Onde Assistir: Globoplay
Sinopse: Uma linha geopolítica improvável entre a aldeia romena de Nagyvárad e a Terra Indígena Yanomami, na Amazônia brasileira. Judia, sobrevivente da Segunda Guerra, Claudia Andujar dedicou a vida aos povos yanomami.

A Flor do Buriti (2023) – filme
Direção: Renée Nader Messora, João Salaviza
Elenco: Ilda Patpro Kraho, Francisco Hyjno Kraho, Solane Tehtikwyj Krahô, Raene Kôtô Krahô, Débora Sodré
Onde Assistir: Netflix
Sinopse: Esta versão dramatizada das narrativas orais da tribo Krahô mostra as injustiças contra os indígenas brasileiros e sua resistência ao longo de várias gerações.

Ainbo: A Menina da Amazônia (2021) – filme
Direção: Richard Claus, Jose Zelada
Elenco: Thom Hoffman, Bernardo De Paula, Lola Raie
Onde Assistir: Amazon Prime Video, Telecine
Sinopse: A pequena Ainbo vive nas profundezas da selva amazônica. Depois de perder sua mãe e se desentender com os adultos de sua aldeia, essa jovem arqueira parte em uma jornada para salvar seu povo do poder destrutivo do homem branco. Ela é acompanhada por seus dois guias espirituais, um tatu esperto e uma anta amigável.

O Caminho da Anaconda (2019) – documentário
Direção: Alessandro Angulo
Onde Assistir: Netflix
Sinopse: Nas profundidades da floresta amazônica, um escritor e seu amigo antropólogo encontram tribos que resistem às mudanças há séculos.

Para’i (2018) – filme
Direção: Vinicius Toro
Elenco: Regiane Dina de Oliveira Santos, Lucas Augusto Martim, Samara Cristina Pará Mirim O. Martim
Onde Assistir: compra e aluguel Youtube
Sinopse: Para’í conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca ela começa a questionar seu lugar no mundo, quem ela é, por que fala português e não guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã, por que moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra.

Ex-Pajé (2018) – documentário
Direção: Luiz Bolognesi
Onde Assistir: compra e aluguel Apple TV, Youtube
Sinopse: De maneira instigante somos expostos à intolerância religiosa, o etnocídio, e a conversão forçada de povos indígenas. Enquanto um poderoso pajé questiona sua fé, uma aldeia reconsidera suas convicções.

O que você achou destes filmes sobre a luta dos Povos Indígenas? Deixe seu comentário!

Bacharela em Letras pela Uninter, apaixonada por filmes e séries desde sempre.