Nesses últimos anos, as produções de true crime (em português crimes reais) tem ganhado bastante destaque. Embora não seja uma categoria relativamente nova, visto que existem diversas produções antigas baseadas em crimes reais, este tipo de produção está cada vez mais em destaque.
Assim também, com a difusão de filmes e séries através dos streamings, estas produções cresceram cada vez mais e ganharam notoriedade. Um exemplo disso, é a série Enfermeira, lançada em 27 de abril de 2023 na Netflix e que conta a história de uma enfermeira assassina na Dinamarca.
A série composta por quatro episódios intercala acontecimentos ocorridos entre os anos de 2012 e 2015, em que várias pessoas internadas começam a morrer de ataque cardíaco. Até então, isto pode soar como algo normal, visto que estas pessoas estão enfermas, mas um detalhe é que elas estavam bem, próximas de receber alta, quando de repente tinham paradas cardíacas e acabavam falecendo.
Quem estava sempre em cena quando tudo isso aconteceu era a enfermeira Christina Aistrup Hansen, vista como dedicada e muitas vezes melhor do que os médicos do Hospital Nykøbing Falster. Seu reinado de crimes começa a cair quando uma nova enfermeira, Pernille Kurzmann, começa a desconfiar da colega.
Enfim, a produção é baseada no livro The Nurse: Inside Denmark’s Most Sensational Criminal Trial, escrito por Kristian Corfixen. E o final da história? Só assistindo para conferir!
O Enfermeiro da Noite
Agora, podemos fazer um paralelo com outra produção da Netflix baseada em um crime real. Em 2022, a plataforma lançou o filme O Enfermeiro da Noite, que assim como Christina, possuí um protagonista com segredos obscuros e mais, uma personalidade que engana a todos, visto que Charles Cullen, protagonista da história, se mostrava um bom homem, inclusive ajudando muito sua colega de trabalho Amy.
O filme tem direção de Tobias Lindholm e entre os atores protagonistas estão Eddie Redmayne e Jessica Chastain.
Pois bem, estas não são as primeiras e não serão as últimas produções baseadas em crimes reais. Através da difusão de plataformas mundiais, poderemos conhecer histórias que possivelmente não conheceríamos se não fosse suas exibições nos streamings.
Bacharela em Letras pela Uninter, apaixonada por filmes e séries desde sempre.