Faltam poucos meses para terminar o ano de 2023, mas ainda dá tempo para poder destacar alguns filmes que foram lançados há 20 anos atrás, ou seja, em 2003. Muitos deles ainda estão presentes em nossa memória e se pararmos para pensar, é difícil acreditar que 20 anos já se passaram.
Se você é adulto, certamente tem pensado que os anos estão passando cada vez mais rápido (eu por exemplo penso isso), então não se espante com as produções aqui mencionadas. Nesse sentido, confira está lista com 20 filmes lançados há 20 anos.
Procurando Nemo
Em primeiro lugar, destacamos esta animação que teve seu início em 1997. A produção rendeu um Oscar de Melhor Filme de Animação em 2004. Com direção de Andrew Stanton, o filme tem dublagem original de Ellen DeGeneres, Albert Brooks, Alexander Gould, Willem Dafoe e Brad Garrett.
Lembrando que em 2016 lançaram o filme Procurando Dory.
O filme está disponível no Disney+.
Sinopse: O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Assim como o anterior, este filme também esteve presente no Oscar, conquistando 11 prêmios, entre eles de Melhor Filme e Melhor Diretor. A produção dirigida por Peter Jackson encerra a trilogia baseada nos livros da série O Senhor dos Anéis, escritos por J. R. R. Tolkien.
O filme está disponível no Amazon Prime Video e HBO Max.
Sinopse: Começa a batalha final pela Terra-média. Guiados por Gollum, Frodo e Sam continuam sua perigosa missão rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel.
Carandiru: O Filme
Este filme argentino-brasileiro é baseado no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella. A produção, que está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, da Abraccine, tem direção de Héctor Babenco. No elenco, estão os atores Luiz Carlos Vasconcelos, Caio Blat, Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Gero Camilo.
O filme está disponível na Netflix e no Globoplay.
Sinopse: O médico dos presidiários do superlotado Complexo Penitenciário do Carandiru testemunha hostilidades que terminam numa histórica rebelião.
Lisbela e o Prisioneiro
Da mesma maneira, outra produção nacional lançada em 2003 foi Lisbela e o Prisioneiro. O filme é uma adaptação da peça de teatro de mesmo nome, de Osman Lins. Com direção de Guel Arraes, o longa tem no elenco Selton Mello, Virgínia Cavendish, Débora Falabella, Bruno Garcia, Marco Nanini e André Mattos.
Sinopse: Em Lisbela e o Prisioneiro, Lisbela (Débora Falabella) é uma moça que adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu (Selton Mello) é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade de Lisbela. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas há um problema: Lisbela está noiva. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador (Marco Nanini) que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa (Virginia Cavendish).
Demolidor – O Homem sem Medo
Em seguida, destacamos este filme de ação que é baseado no personagem criado por Stan Lee, Bill Everet e Frank Miller. Com direção de Mark Steven Johnson, a produção tem no elenco os atores Ben Affleck, Michael Clarke Duncan, Jennifer Garner, Jon Favreau, Joe Pantoliano e Colin Farrell.
O filme está disponível na Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e HBO Max.
Sinopse: Com sentidos mais aguçados após ter perdido a visão na infância, um advogado de Nova York adota uma identidade secreta e vira um herói na luta contra o crime.
Escola do Rock
Este filme de comédia musical voltado ao público teen é um dos destaques da carreira de Jack Black. Com direção de Richard Linklater, a produção tem em seu elenco, além de Black, os atores Kevin Alexander Clark, Miranda Cosgrove, Sarah Silverman, Mike White, Joey Gaydos Jr. e Joan Cusack.
Sinopse: Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.
Matrix Reloaded e Matrix Revolutions
Estes dois filmes da franquia Matriz foram lançados no ano de 2003. Em primeiro lugar foi Matrix Reloaded e meses após Matrix Revolutions. Dirigidos por Lilly e Lana Wachowski, os longas são estrelados pelo ator Keanu Reeves, como Neo. Além disso, outro grande destaque é o ator Laurence Fishburne, interpretando Morpheus.
Os filmes estão disponíveis na HBO Max.
Sinopse Matrix Reloaded: Após derrotar as máquinas em seu combate inicial, Neo (Keanu Reeves) ainda vive na Nabuconodosor ao lado de Morpheus (Laurence Fishburne), Trinity (Carrie-Anne Moss) e Link (Harold Perrineau Jr.), o novo tripulante da nave. As máquinas estão realizando uma grande ofensiva contra Zion, onde 250 mil máquinas estão escavando rumo à cidade e podem alcançá-la em poucos dias. A Nabucodonosor é convocada para retornar a Zion, para participar da reunião que definirá o contra-ataque humano às máquinas. Entretanto, um recado enviado pelo Oráculo (Gloria Foster) faz com que a nave parta novamente, levando Neo de volta à matrix. Lá ele descobre que precisa encontrar o Chaveiro (Randall Duk Kim), um ser que possui a chave para todos os caminhos da matrix e que é mantido como prisioneiro por Merovingian (Lambert Wilson) e sua esposa, Persephone (Monica Bellucci).
Sinopse Matrix Revolutions: Após enfrentar os sentinelas no mundo real, Neo (Keanu Reeves) tem sua mente presa em um local que fica entre a Matrix e a realidade, do qual apenas poderá sair com a ajuda de Trainman (Bruce Spence). Após perceberem que as ondas cerebrais de Neo são idênticas as de uma pessoa conectada à Matrix, Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (Laurence Fishburne) buscam a ajuda da Oráculo (Mary Alice) e Seraph (Sing Ngai). Trinity, Morpheus e Seraph vão em busca de Merovingian (Lambert Wilson), que possui controle sobre Trainman e pode libertar Neo. Após obterem sucesso no resgate, o trio se divide em duas missões: enquanto Morpheus e a tripulação de duas naves parte rumo a Zion, na tentativa de ajudar no combate contra as máquinas, Neo e Trinity se dirigem à cidadela das máquinas.
Sexta-Feira Muito Louca
A seguir, o destaque fica para este filme de comédia, romance e fantasia, estrelado por Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan. A produção é uma refilmagem do filme homônimo de 1976 e conta com direção de Mark Waters. Além de Curtis e Lohan, destacam-se no elenco Chad Michael Murray, Mark Harmon e Ryan Malgarini.
O filme está disponível no Disney+.
Sinopse: Tess (Jamie Lee Curtis) e Anna (Lindsay Lohan) são mãe e filha que vivem às turras. Decididas a acabar com as brigas, elas repentinamente trocam de corpos. Agora cada uma precisa aprender a lidar com a vida da outra, com as confusões crescendo ainda mais pelo fato de Tess estar de casamento marcado.
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra
Este é o primeiro filme da franquia Piratas No Caribe, baseada nos brinquedos do parque temático da Disney. A produção, dirigida por Gore Verbinski é estrelada por Johnny Depp, que interpreta o personagem Jack Sparrow. Outros atores são Geoffrey Rush, Orlando Bloom, Keira Knightley, Jack Davenport e Zoë Saldaña.
O filme está disponível no Disney+.
Sinopse: Em pleno século XVII, o pirata Jack Sparrow (Johnny Depp) tem seu navio saqueado e roubado pelo capitão Barbossa (Geoffrey Rush) e sua tripulação. Com o navio de Sparrow, Barbossa invade e saqueia a cidade de Port Royal, levando consigo Elizabeth Swann (Keira Knightley), a filha do governador (Jonathan Pryce). Decidido a recuperar sua embarcação, Sparrow recebe a ajuda de Will Turner (Orlando Bloom), um grande amigo de Elizabeth que parte em seu encalço. Porém, o que ambos não sabem é que o Pérola Negra, navio de Barbossa, foi atingido por uma terrível maldição que faz com que eles naveguem eternamente pelos oceanos e se transformem em esqueletos à noite.
Como Perder um Homem em 10 Dias
Este é outro filme lançado em 2003. A produção de comédia romântica é baseada no livro homônimo escrito por Michele Alexander e Jeannie Long. Com direção de Donald Petrie, o filme americano-alemão tem no elenco os atores Kate Hudson, Matthew McConaughey, Kathryn Hahn, Adam Goldberg, Thomas Lennon e Michael Michele.
O filme está disponível na HBO Max, Paramount+ e Globoplay.
Sinopse: Ao precisar de um relacionamento em 10 dias para escrever um artigo, a jornalista escolhe Ben, que, por uma aposta no trabalho, precisa fazer ela se apaixonar por ele.
Kill Bill – Volume 1
Este filme dirigido por Quentin Tarantino foi indicado ao Globo de Ouro e é a primeira parte de dois filmes, sendo o segundo lançado em 2004. No elenco da produção destacam-se Uma Thurman, David Carradine, Lucy Liu, Daryl Hannah, Michael Madsen, Vivica A. Fox e Sonny Chiba.
Sinopse: A Noiva (Uma Thurman) é uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo, liderado por Bill (David Carradine), composto principalmente por mulheres. Grávida, ela decide escapar dessa vida de violência e decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança. A Noiva decide procurar, e matar, as cinco pessoas que destruiram o seu futuro, começando pelas perigosas assassinas Vernita Green (Vivica A. Fox) e O-Ren Ishii (Lucy Liu).
Doze É Demais
Voltado ao público familiar, este filme apresenta uma história baseada em um livro de mesmo nome escrito por Frank B. Gilbreth Jr. e Ernestine Gilbreth Carey. Com direção de Shawn Levy, o longa conta com Steve Martin, Bonnie Hunt, Piper Perabo, Tom Welling, Hilary Duff, Kevin G. Schmidt e Alyson Stoner.
O filme está disponível no Disney+.
Sinopse: Tom (Steve Martin) e Kate Baker (Bonnie Hunt) se conheceram na universidade. Ele sonhava em ser técnico de futebol americano e ela queria ser repórter esportiva, mas ambos tinham uma rara coisa em comum: queriam ter 8 filhos. Após casarem os filhos começaram a vir, mas enquanto a família crescia eles se afastavam das suas metas profissionais. Quando iam ter o 8º filho a natureza lhes pregou uma peça, dando gêmeos para Tom e Kate. Após uma festa na qual beberam demais, se descuidaram e veio o 10º filho. Então Tom fez uma vasectomia, mas não prestou atenção no aviso do médico, dizendo que ele ainda seria fértil por alguns meses. O resultado disto foram gêmeos novamente. Nesta altura os Baker já tinham aprendido a conviver com o caos, mas quando Tom recebe uma proposta irrecusável para dirigir os Stallions, um time da 1ª divisão, isto afeta seus filhos, pois a vida deles seria alterada. Para tumultuar mais as coisas um livro escrito por Kate seria publicado, mas isto implicaria em ela ir até Nova York por dois dias. Tom diz que não tem problema, pois cuidaria de tudo, mas a situação era mais complicada, pois em Nova York Kate fica sabendo que terá de ficar 15 dias fora de casa para promover o livro e que, se não concordasse, ele não seria editado. Tom diz que não tem problemas, mas na verdade tinha de sobra, pois dirigia dois times ao mesmo tempo e um deles era a sua família.
Hulk
Logo, outro filme americano que completa 20 anos é Hulk, produção baseada no personagem da Marvel Comics. Dirigido por Ang Lee, o longa traz Eric Bana como Hulk. Além disso, outros membros do elenco são Jennifer Connelly, Sam Elliott, Nick Nolte, Josh Lucas, Paul Kersey e Cara Buono.
Sinopse: Bruce Banner (Eric Bana) é um cientista que teve problemas em sua infância: ele foi adotado e passou por uma experiência traumática após a morte de seus pais, a qual não lembra de forma alguma. Juntamente com ele trabalha Betty Ross (Jennifer Connelly), sua grande paixão. Ambos trabalham em um projeto que envolve a reconstituição de tecidos através da radiação gama, um projeto o qual o Exército está bastante interessado. Ao consertar o gammasphere, aparelho usado para aplicar a radiação gama em animais, um dos cientistas do projeto o aciona acidentalmente. Em uma tentativa desesperada de salvar o amigo, Banner se atira defronte o gammasphere e absorve a radiação gama lançada. Inexplicavelmente o acidente não o mata, fazendo com que permaneça durante algum tempo no hospital sob observação. É quando a reaparição de seu pai biológico, o qual considerava morto, revela segredos sobre o passado de Bruce Banner o qual nem ele mesmo conhecia, ao mesmo tempo em que precisa lidar com estranhas modificações em seu corpo a cada vez que fica com raiva.
Legalmente Loira 2
Em seguida, destacamos este filme de comédia, que é sequência da produção lançada em 2001. Estrelado por Reese Witherspoon, o longa dirigido por Charles Herman-Wurmfeld também conta com os atores Jennifer Coolidge, Luke Wilson, Sally Field, Regina King, J Barton e Jessica Cauffiel.
O filme está disponível no Amazon Prime Video.
Sinopse: Quando Elle (Witherspoon) descobre que a mãe do seu chihuahua Bruiser está num laboratório cruel de animais, ela vai a Washington lutar pelos direitos dos animais, dar uma geral na capital e provar de uma vez por todas que os Estados Unidos são a terra da liberdade e das louras!
O Último Samurai
Este filme épico de guerra e ação foi nomeado para diversos prêmios, como por exemplo Oscar e Globo de Ouro. O longa-metragem tem direção de Edward Zwick e em seu elenco o ator Tom Cruise, que fez aulas de esgrima e aulas de língua japonesa para se preparar para o papel. Outros atores são Billy Connolly, Tony Goldwyn e Ken Watanabe,
O filme está disponível no Amazon Prime Video e HBO Max.
Sinopse: Em 1870 é enviado ao Japão o capitão Nathan Algren (Tom Cruise), um conceituado militar norte-americano. A missão de Algren é treinar as tropas do imperador Meiji (Shichinosuke Nakamura), para que elas possam eliminar os últimos samurais que ainda vivem na região. Porém, após ser capturado pelo inimigo, Algren aprende com Katsumoto (Ken Watanabe) o código de honra dos samurais e passa a ficar em dúvida sobre que lado apoiar.
Deus É Brasileiro
Mais uma produção nacional, este filme baseado no conto “O Santo que não Acreditava em Deus”, de João Ubaldo Ribeiro é dirigido por Carlos Diegues. No elenco, destacam-se os atores Antonio Fagundes (que interpreta Deus), Hugo Carvana, Wagner Moura, Paloma Duarte, Stepan Nercessian e Bruce Gomlevsky.
O filme está disponível na Globoplay.
Sinopse: Cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus resolve tirar férias dela, decidindo ir descansar em alguma estrela distante.
Sob o Sol da Toscana
Agora, o destaque fica para esta comédia romântica que é baseada no livro de memórias homônimo Under the Tuscan Sun: At Home in Italy de Frances Mayes. Com direção de Audrey Wells, o filme tem no elenco Diane Lane, Sandra Oh, Lindsay Duncan, Raoul Bova, Vincent Riotta e Mario Monicelli.
O filme está disponível no Star+.
Sinopse: Frances Mayes (Diane Lane) é uma escritora que leva uma vida feliz em San Francisco, até que se divorcia de seu marido. Triste e deprimida, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma chácara na Toscana, para descansar e poder terminar em paz seu novo texto. Porém enquanto ela cuida da reforma de sua nova casa acaba conhecendo um novo homem, que reacende sua paixão.
Um Duende em Nova York
Outro filme que estreou há 20 anos é Um Duende em Nova York. A produção natalina de comédia, aventura e fantasia tem direção de Jon Favreau e como protagonista Will Ferrell. Também estão no elenco James Caan, Bob Newhart, Edward Asner, Mary Steenburgen, Zooey Deschanel e Peter Dinklage.
Sinopse: Buddy (Will Ferrell) foi criado no Pólo Norte e, apesar de ser um humano, acaba se transformando em um elfo. Após ter problemas na comunidade em que vive, Buddy decide largar tudo e partir rumo a Nova York. Seu objetivo é encontrar Walter (James Caan), seu pai, mas logo se decepciona ao saber que ele é um grande sovina e não acredita em Papai Noel.
Mansão Mal-Assombrada
Enfim, terminando esta lista, destacamos este filme baseado na atração de mesmo nome dos parques da Walt Disney World e Disneyland Resort Paris. Dirigido por Rob Minkoff, o filme é estrelado por Eddie Murphy, Marsha Thomason, Terence Stamp, Nathaniel Parker, Marc John Jefferies e Aree Davis.
O filme está disponível no Disney+.
Sinopse: Em Mansão Mal-Assombrada, Jim Evers (Eddie Murphy) é um corretor imobiliário que trabalha compulsivamente e sempre está disposto em sacrificar seu lazer para fazer um bom negócio, chega atrasado em casa no dia do seu aniversário de casamento, pois estava fechando a venda de um imóvel. Para agradar sua mulher, Sarah (Marsha Thomason), que também é corretora mas não age como o marido, Jim lhe dá alguns presentes e promete que toda a família vão viajar no fim de semana. Logo depois Sarah recebe um estranho telefonema de um desconhecido chamado Ramsley (Terence Stamp), que pede que Sarah vá sozinha até o Solar Gracey. Ela recusa, pois é um negócio da família e Jim sabe que naquela região só existem mansões. Como não quer perder a venda, resolve dar apenas “uma olhada”, já que vão estar na estrada. Quando Jim, Sarah e as crianças chegam no enorme portão da mansão ninguém aparece para recebê-los, com um enorme cadeado impedindo que o portão seja aberto. Jim já estava pensando em ir embora quando, misteriosamente, o portão se abre. Porém eles não conseguem entrar na casa. Começa um enorme temporal e então surge o mordomo do Solar Gracey, Ramsley, que avisa que seu patrão, Gracey (Nathaniel Parker), os receberá em breve. Logo Ramsley comunica que terão de dormir na casa, pois o temporal cobriu a estrada. Os Evers são apresentados a Gracey, que parece obcecado por Sarah. Jim vai até a biblioteca para conversar com Gracey sobre a venda e, enquanto espera, acha uma passagem secreta. Paralelamente as crianças seguem uma bola flutuante e brilhante até o sótão e lá vêem a pintura de uma mulher que se parece demais com a mãe deles. Jim e as crianças eventualmente descobrem parte dos segredos sombrios da mansão através de Madame Leota (Jennifer Tilly), uma cabeça falante numa bola de cristal, mas existem outras coisas ainda mais espantosas para serem descobertas.
Lembrando que muitos outros filmes foram lançados em 2003. Neste sentido, muitas produções não foram citadas.
O que você achou da lista? Deixe seu comentário!
Bacharela em Letras pela Uninter, apaixonada por filmes e séries desde sempre.