Nesta quinta-feira, 07 de setembro, comemoramos a Independência do Brasil, que ocorreu no ano de 1822. Neste dia, nosso país passou a ter uma trajetória independente de Portugal, devido ao grito de Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga, que hoje fica na cidade de São Paulo.
Nesse sentido, para celebrar a importância do nosso país, confira 10 filmes brasileiros que estão disponíveis na Netflix.
Cidade de Deus (2002)
Em primeiro lugar o destaque vai para este filme de 2002, dirigido por Fernando Meirelles e que recebeu quatro indicações ao Oscar. No elenco estão os atores Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Phellipe Haagensen, Douglas Silva, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele e Seu Jorge.
Sinopse: Este sóbrio drama retrata a vida em uma favela do Rio de Janeiro, com fama de ser uma das partes mais perigosas da cidade maravilhosa.
Que Horas Ela Volta? (2015)
Em seguida, este filme de 2015 que estreou no Sundance Film Festival, tem direção e roteiro de Anna Muylaert. Aliás, em dezembro de 2015, foi eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros do ano pela organização norte-americana, National Board of Review. No elenco estão os atores Regina Casé, Camila Márdila e Karine Teles.
Sinopse: Val é a fiel empregada doméstica de uma família rica. Mas a chegada de sua filha gera tensão na casa e faz com que ela comece a questionar esse papel.
Estômago (2007)
Lançado em 2007, o filme faz parte dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). O filme tem direção de Marcos Jorge e no elenco João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana e Carlo Briani.
Sinopse: De um boteco simples a um restaurante renomado… à cela da prisão. A jornada de um talentoso cozinheiro em São Paulo é cheia de surpresas.
Meu Pé de Laranja Lima (2012)
Além disso, outro filme brasileiro é este lançado em 2012, baseado no livro homônimo de José Mauro de Vasconcellos. Com direção de Marcos Bernstein, a produção tem em seu elenco os atores José de Abreu, João Guilherme, Caco Ciocler e Eduardo Dascar.
Sinopse: Zezé aprende a usar sua imaginação fértil, sua habilidade de contar histórias e uma árvore de frutas para sobreviver em um ambiente violento.
Jean Charles (2009)
Este filme é um drama biográfico, ou seja, baseado em uma pessoa. Na verdade, a produção aborda a história de Jean Charles de Menezes, morto pela polícia inglesa ao ser confundido por um terrorista. Com direção de Henrique Goldman, o filme é estrelado por Selton Mello.
Sinopse: Este drama conta a história real do imigrante brasileiro confundido com um terrorista nos atentados de Londres em julho de 2005.
Xingu (2011)
Logo após, destacamos o filme Xingu, de 2011, que foi exibido pela primeira vez no 8º Amazonas Film Festival. A direção e o roteiro é de Cao Hamburger e no elenco, destacam-se os atores João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maiarim Kaiabi e Awakari Tumã Kaiabi.
Sinopse: Em 1943, três irmãos se aproximam de povos do Xingu, no seio da floresta amazônica. Quando uma tragédia se abate sobre a comunidade, eles saem em defesa dos indígenas.
Noites Alienígenas (2022)
Pré-selecionado para o Oscar 2024, este filme foi apresentado no Festival Internacional de Cinema de Gotemburgo e também no Festival de Gramado, em agosto de 2022. A produção tem direção e roteiro de Sérgio de Carvalho e no elenco Gabriel Knoxx, Chico Díaz e Joana Gatis.
Tropa de Elite (2007)
Da mesma forma, outro filme importante disponível na plataforma é Tropa de Elite, que recebeu o prêmio Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim 2008. Além disso, a produção teve uma sequência lançada em 2010. O filme é dirigido por José Padilha e tem no elenco Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira, Milhem Cortaz e Fernanda Machado.
Sinopse: Um capitão de polícia do Rio de Janeiro está esgotado e prestes a se aposentar, mas precisa encontrar um sucessor para liderar uma perigosa missão.
O Palhaço (2011)
Lançado em 2011, o Palhaço é uma produção que também está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, da ABRACCINE. Com direção de Selton Mello, que também estrela, o filme conta também com os atores Paulo José, Larissa Manoela, Giselle Motta e Teuda Bara.
Sinopse: Pai e filho atravessam o país trabalhando como palhaços de um circo itinerante, mas um deles se cansa da vida na estrada.
Flores Raras (2013)
Enfim, o último dos filmes brasileiros desta lista foi lançado em 2013. A produção é baseada no livro Flores Raras e Banalíssimas, de Carmen L. Oliveira. Dirigido por Bruno Barreto, o filme tem em seu elenco Glória Pires, Miranda Otto, Tracy Middendorf e Marcello Airoldi.
Sinopse: A poetisa americana Elizabeth Bishop faz uma visita ao Rio de Janeiro e desenvolve uma bela história de amor e amizade com a arquiteta Lota de Macedo.
O que você achou da lista? Deixe seu comentário!
Bacharela em Letras pela Uninter, apaixonada por filmes e séries desde sempre.